Premiada aplicação para rastrear a apneia obstrutiva do sono

13 de Dezembro 2023

A OSABAYES, aplicação para smartphone que ajuda a rastrear a apneia obstrutiva do sono, foi a vencedora da primeira edição do prémio criado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), em conjunto com o Grupo de Estudos das Doenças Respiratórias (GRESP) e a Linde Saúde.

O projeto vencedor, revelado no 39.º Congresso da SPP, foi distinguido com cinco mil euros. Criada para ser predominantemente utilizada em contexto de medicina geral e familiar, a OSABAYES consiste numa ferramenta de predição clínica que tenta prever a probabilidade de um doente ter Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) com base em variáveis clínicas e demográficas de fácil recolha. “O objetivo passa por ajudar o encaminhamento de doentes em contexto de medicina geral e familiar para laboratórios especializados em medicina do sono”, explica Pedro Amorim, cardiopneumologista e um dos responsáveis pelo projeto.

“É uma ferramenta que está disponível para usar na prática clínica e que está validada. Fizemos uma validação prospetiva, construímos a aplicação para smartphones, realizando a respetiva avaliação de usabilidade. Os próximos passos do projeto são a validação e implementação da ferramenta em contexto clínico direto”, acrescenta o especialista.

Com a validação prospetiva, o grupo de especialistas que desenvolveu a aplicação conseguiu provar que é possível reduzir o número de exames não diagnósticos, o que pode ajudar a acelerar o encaminhamento de doentes e, com isso, trazer também vantagens económicas.

Os especialistas Pedro Amorim, Daniela Ferreira Santos, Clara Pinto Ferreira, Isabel Fragoso, Marta Drummond e Pedro Pereira Rodrigues integram o grupo que recebeu a distinção no 39.º Congresso da SPP, realizado entre 9 e 11 de novembro, no Centro de Congressos do Epic Sana Algarve.

Lançado no 38.º Congresso da SPP, o Prémio da SPP, GRESP e Linde Saúde teve como mote ‘A Pneumologia e a Medicina Geral e Familiar na abordagem ao doente com SAOS’, com o intuito de incentivar a colaboração entre as especialidades que acompanham diariamente os doentes com esta patologia.

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights