Requalificação do Hospital da Horta vai pôr fim a situações “graves e ameaçadoras”

13 de Dezembro 2023

As obras de requalificação do Hospital da Horta, adjudicadas por nove milhões de euros, vão melhorar a qualidade do serviço prestado aos utentes e pôr fim a situações “graves e ameaçadoras”, disse o presidente do Governo açoriano.

“Como presidente do Governo verifiquei em várias áreas, e penosamente na saúde, muita falta de manutenção e conservação de instalações”, afirmou José Manuel Bolieiro, na cerimónia de consignação das obras de requalificação do hospital, que decorreu na Horta, na ilha do Faial.

Referindo-se a problemas na rede de águas do Hospital da Horta, que necessita de substituição urgente depois de ter sido detetada em análises de rotina, por mais de uma vez, a presença da bactéria legionela nas condutas, o presidente do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) salientou que essas “patologias” prejudicam a qualidade das instalações “de forma grave e até muito ameaçadora”.

O governante considerou ainda que não faz sentido que os profissionais de saúde que desempenham funções no hospital (uma das três unidades hospitalares da região) estejam sujeitos a estas condições de trabalho, insistindo que a intervenção é urgente e fundamental.

A empreitada foi adjudicada à empresa Afavias e terá um prazo de execução de 24 meses, prevendo-se a intervenção nas redes de abastecimento de águas e incêndios, intervenção nas coberturas, reformulação das infraestruturas entre as caldeiras e a central de depósito, substituição de caixilharias, criação de um espaço destinado à imagiologia e pinturas interiores e exteriores.

A obra já tinha sido lançada anteriormente, mas o concurso ficou deserto devido ao aumento do preço das matérias-primas, obrigando o executivo a reforçar o valor base da empreitada.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights