Subiram para quatro os mortos na Lar de Palaçoulo em Miranda do Douro

23 de Janeiro 2021

O lar de Palaçoulo, tutelado pela Misericórdia de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, registou a quarta morte associada à covid-19, tratando-se de uma mulher com 98 anos, disse à Lusa hoje o provedor da Instituição.

“Temos hoje a lamentar o quarto óbito no Lar de Palaçoulo. Trata-se de uma mulher de 98 anos que tinha outras patologias associadas. Já na sexta-feira foi registado o terceiro óbito, tratando-se de uma outra mulher com 85 anos. Ambas tinham outras doenças associadas especificou o recém-empossado provedor da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo.

No final da passada semana houve o registo das duas primeiras mortes, uma mulher de 75 anos e um homem com mais de 80, ambos com outras patologias associadas.

Atualmente há 23 utentes que padecessem de covid-19 e que contam com a ajuda de brigadas da Segurança Social, dada a escassez de funcionários.

“As pessoas que testaram negativo entre utente e funcionários vão realizar novos testes na próxima semana”, indicou o provedor.

Em 12 de janeiro, depois de realizada uma testagem a 58 pessoas, foram detetados 27 utentes infetados pelo SARS-CoV-2, a que se juntaram mais sete funcionários.

Em 07 de janeiro, a ex-provedora, Jacinta Fernandes, anunciava que o Lar de Palaçoulo registava seis casos positivos – três utentes e três funcionários.

Segundo o último boletim epidemiológico emitido na sexta-feira pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, a que Lusa teve acesso, o concelho de Miranda do Douro tem 168 casos ativos de covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.092.736 mortos resultantes de mais de 97,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, enquanto em Portugal morreram 9.920 pessoas dos 609.136 casos de infeção confirmados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights