Moçambique entrega hemodiálise em hospital central a parceria com privados

15 de Dezembro 2023

O Governo moçambicano atribuiu uma concessão à empresa Renal Care para, em regime de parceria público-privada instalar um serviço de hemodiálise no Hospital Central de Quelimane, capital da província da Zambézia, no centro do país.

A decisão consta de uma resolução do Conselho de Ministros, de 04 de dezembro e à qual a Lusa teve hoje acesso, autorizando o ministro da Saúde a “celebrar e assinar contratos para a instalação de Unidades de Hemodiálise, em modelo parceria público-privada”.

A mesma resolução autoriza o ajuste direto à Renal Care, “para, em regime de concessão, executar os trabalhos de construção, gestão, operação, manutenção e devolução de instalação dos Serviços de Hemodiálise no Hospital Central de Quelimane”, a ser efetuado pelo Governo de Moçambique.

“Havendo necessidade de estabelecer a base legal que permita a concessão, a uma entidade privada, do direito de construir, gerir, operar, manter e devolver Unidades de Hemodiálises, considerando a urgência e falta dessas infraestruturas de interesse estratégico nacional”, justifica a mesma resolução.

Em simultâneo, será criada uma equipa técnica para negociar os termos e condições a serem estabelecidos pelo Governo e a sociedade concessionária, na forma de parceria público-privada, que será constituída por técnicos dos ministérios da Saúde, da Economia e Finanças, da Terra e Ambiente e das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, que “deverá apresentar uma proposta de contrato de concessão e o respetivo decreto”.

Essa equipa terá de definir o período e o objeto da concessão, a natureza da concessionária, os direitos e obrigações das partes, as taxas da concessão, incluindo rendas, regimes tarifário e fiscal, entre outros aspetos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights