Manifestações em cidades alemãs contra medidas de contenção da doença

3 de Abril 2021

Milhares de pessoas participaram hoje em protestos, em várias cidades alemãs, contra as restrições impostas pela pandemia, uma iniciativa que contou com o apoio da extrema-direita. A maior concentração de pessoas ocorreu em Estugarda, no sul da Alemanha, que tem sido palco, nos últimos meses, de grandes marchas contra as medidas para controlar a covid-19.

Hoje, cerca de 2.500 pessoas desfilaram pelo centro da cidade, capital do Estado de Baden-Württemberg, segundo estimativas da polícia, citadas pela agência de notícias espanhola EFE.

NAs autoridades locais organizaram um forte contingente policial para evitar confrontos e as forças policiais avisaram os participantes de que seriam obrigados a usar máscara e a manter as regras de higiene.

As forças policiais alertaram os participantes para a dissolução do desfile, caso as normas em vigor no país não fossem respeitadas.

Estes grupos de contestatários reúnem desde cidadãos insatisfeitos com as medidas em vigor até seguidores de teorias da conspiração e de extrema-direita.

Também em Berlim se realizou um protesto em frente às Portas de Brandemburgo, que reuniu centenas de pessoas, segundo a EFE.

Marchas semelhantes foram igualmente convocadas em Hamburgo (a norte do país), Colónia (oeste) e Kassel (centro), uma cidade que recentemente foi palco de violentas altercações entre polícia e manifestantes.

Esta semana, registou-se na Alemanha uma ligeira queda na incidência semanal de contágio, com 131,4 casos por 100 mil habitantes, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI).

No total, foram identificados 18.129 casos de infeção e 120 mortes nas últimas 24 horas, contra 20.472 infeções e 157 óbitos de sábado passado.

Desde o início da pandemia, o país registou 2,87 milhões de doentes, dos quais 2,5 milhões recuperaram, tendo falecido 76.895 pessoas.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights