Doze idosos de Idanha-a-Nova operados gratuitamente às cataratas

20 de Dezembro 2023

Um grupo de 12 idosos de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foram operados às cataratas gratuitamente, no âmbito de uma parceria estabelecida entre aquele município e a Fundação Álvaro Carvalho.

Em comunicado, o município de Idanha-a-Nova explicou que o programa de acesso a cirurgias às cataratas é uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Fundação Álvaro Carvalho e já contemplou mais de uma centena de idosos residentes naquele concelho.

A autarquia comparticipa 50% dos encargos e os restantes 50% são financiados pela Fundação Álvaro Carvalho, não tendo os beneficiários quaisquer encargos com as cirurgias.

“O objetivo é aumentar a qualidade de vida das pessoas, em particular dos mais idosos, que através desta intervenção melhoram a visão e podem ter uma vida mais ativa, mais autónoma e mais feliz”, lê-se na nota.

Este grupo de 12 cidadãos de Idanha-a-Nova foi submetido recentemente a uma cirurgia às cataratas, sem quaisquer encargos, após uma seleção de utentes realizada em articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior.

“Na avaliação clínica das pessoas (e na realização das consultas e cirurgias) é também tido em consideração os casos de justificado apoio social”, sintetizou a autarquia.

Esta ação vai continuar a ser desenvolvida no âmbito das medidas e apoios municipais na área da saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights