Investigadora luso-venezuelana distinguida com prémio de Ciência, Tecnologia e Inovação

21 de Dezembro 2023

 A bióloga e investigadora luso-venezuelana Yetsenia De Gouveia foi distinguida com o Prémio Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Venezuela, em reconhecimento pelas “contribuições em matéria de biologia celular, imunologia e embriologia”.

O prémio foi entregue quarta-feira em Caracas pela ministra de Ciência e Tecnologia, Gabriela Jiménez e tem por base o trabalho de uma tese de mestrado sobre “Caraterização ‘in vitro’ do efeito da ‘gabapentina’ [fármaco usado no tratamento da neuropatia periférica] na linha celular do melanoma murino B16-BL6/Zs green, relacionado com a neuro-imunologia da dor associada ao cancro”.

Formada na Universidade Central da Venezuela e ‘Magister Scientiarum, com menção em Imunologia, pelo Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC), Yetsenia De Gouveia explicou à Lusa que teve dois grandes professores durante a tese que levou à obtenção do ‘grau de Mestre em Imunologia’, a Dr.ª Beatriz Brito do Laboratório de Imunopatologia do Centro de Medicina Experimental daquele organismo e o Dr. Victor Tortorici do Laboratório de Neurofisiologia do Centro de Biofísica e Bioquímica, do IVIC.

“Foram os pioneiros na criação do projeto e da linha de investigação, que remonta a 1998 e que incluiu testes com fármacos para o tratamento da dor neuropática em modelos ‘in vivo’ (…) e em 2006 os estudos foram alargados para entender o envolvimento dos processos inflamatórios”, precisou.

Filha de uma portuguesa natural de Câmara de Lobos, Madeira, Yetsenia De Gouveia explicou ainda que “considerando que a dor oncológica afeta negativamente a qualidade de vida dos doentes (…) o estudo científico contribui para aumentar os conhecimentos que apoiam a utilização da ‘gabapentina’ como estratégia multivalente no tratamento do cancro”.

“Para isso, foram estudadas as células B16-BL6/Zs green, que foram cultivadas e submetidas a diferentes concentrações do fármaco, conseguindo-se caraterizar o seu efeito, avaliando o envolvimento da quimiocina MCP-1 e das citocinas pró-inflamatórias IL-1beta e TNF-alfa”, frisou.

Orgulhosa das suas raízes lusitanas, Yetsenia De Gouveia sublinhou ainda “o esforço, empenho, perseverança e dedicação, que por vezes parece difícil e frustrante na área científica, dão frutos, colhemos o que semeamos”.

Aos jovens aspiram dedicar-se à área científica, desafia a acreditar nas suas capacidades e a se apoiarem em reconhecidos cientistas que sigam os seus sonhos e objetivos.

Em 2022 Yetsenia De Gouveia foi distinguida com o Prémio de Estudante da Ciência menção pós-licenciatura, outorgado pela Academia de Ciências Físicas, Matemáticas e Naturais (ACFIMAN) da Venezuela.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights