Artigo acessível apenas a profissionais de saúde.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) pretende descentralizar o serviço do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para aumentar o recrutamento de profissionais, que poderão ficar mais próximo da residência, disse hoje o presidente.
Uma doente oncológica teve de interromper nos últimos dias um tratamento hormonal por não lhe ter sido disponibilizado o medicamento pela Unidade Local de Saúde São José, em Lisboa, que admite ter um `stock´ limitado neste momento.
Portugal tem 2,7 milhões de adultos com hipertensão, mas só 11,2% a têm controlada. Estudo GPHT-PT demonstrou ser possível atingir 82% de controlo em centros de saúde com estratégias direcionadas. Especialistas exigem ação urgente para travar esta “doença silenciosa”.
Um pão funcional com compostos que beneficiam a saúde digestiva está a ser desenvolvido por um consórcio liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Biogen anuncia autorização da EMA para autoadministração subcutânea em esclerose múltipla. Doentes estáveis com ≥6 doses poderão receber tratamento fora de hospitais, após avaliação médica, aumentando autonomia e reduzindo carga logística.
O bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM) contestou hoje o fim do subsídio aos estudantes estagiários de medicina, justificando que o sistema tira proveito das habilidades dos “médicos especiais”, que ajudam a descongestionar os hospitais.
O ministro da Saúde cabo-verdiano disse hoje que 30 casos de malária registados desde janeiro foram “rapidamente identificados” para travar a proliferação e tentar manter, até final do ano, a certificação de país livre da doença.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação pediu hoje ao Governo a revogação imediata da portaria que regula a criação de um projeto-piloto nos cuidados continuados integrados, alegando que existe risco de desarticulação das equipas.
Cerca de 4,3 milhões de pessoas vão precisar de assistência humanitária urgente e proteção este ano em Moçambique, indica o Grupo de Segurança Alimentar das Nações Unidas, que alerta para o défice no financiamento.
Um total de 847 óbitos fetais e neonatais ocorreram em Portugal continental em 2023 e 2024, representando 0,52% dos nascimentos, com a Grande Lisboa a registar 0,70%, a percentagem mais alta entre as regiões do país.
0 Comments