Crianças com diabetes tipo 1 entram em campo com jogadores do Benfica e do AVS

23 de Dezembro 2023

Várias crianças com diabetes tipo 1 acompanharam os jogadores do Sport Lisboa e Benfica e do AVS Futebol na entrada para o encontro da Taça da Liga na quinta-feira, 21 de dezembro, no Estádio da Luz.

A ação resultou de uma parceria entre o SL Benfica e a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e procurou proporcionar uma experiência diferente a crianças que lidam diariamente com a diabetes, alertando também a população para esta patologia.

“É fantástico podermos proporcionar a estas crianças um momento único, durante o qual podem partilhar o campo de mãos dadas com os seus ídolos. O futebol é um desporto vivido intensamente no nosso país e as nossas crianças ficaram radiantes com esta oportunidade.”, vinca Raquel Coelho, médica coordenadora do Departamento de Crianças e Jovens da APDP.

Em Portugal, calcula-se que mais de 30.000 pessoas vivem com diabetes tipo 1 (DT1), 5.000 das quais serão crianças e jovens.

“Falamos de pessoas, crianças, jovens e adultos que não vivem sem insulina e que todos os dias têm de gerir esta doença. Uma boa integração na sociedade é um dos principais objetivos para melhorar a aceitação da diabetes, o controlo metabólico e a qualidade de vida, pelo que iniciativas deste género são, sem dúvida, cruciais para concretizar este objetivo.”, remata Raquel Coelho.

A DT1 é uma doença autoimune, em que o sistema imunológico da própria pessoa impede o funcionamento das células do pâncreas que produzem insulina. Pessoas com DT1 necessitam de terapêutica com insulina para toda a vida porque o pâncreas deixa de a poder produzir.

A ideia de colocar crianças a entrar em campo de mãos dadas com os jogadores de futebol foi oficialmente incorporada pela FIFA em 2001, no seguimento de uma parceria celebrada com a UNICEF, passando a investir em ações deste género.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights