Diretora de urgência do Hospital de Santarém demitiu-se por motivos pessoais

31 de Dezembro 2023

A diretora de urgência do Hospital Distrital de Santarém (HDS), Luísa Wandschneider, apresentou a sua demissão no início de dezembro, alegando questões pessoais, informou fonte do estabelecimento hospitalar.

Segundo o Hospital, o Serviço de Urgência ainda não tem nova pessoa responsável, pelo que as suas funções estão agora a cargo de dois médicos do HDS.

Num comunicado, o Hospital de Santarém negou a demissão da diretora clínica ou de qualquer outro elemento do Conselho de Administração, contrariando notícias veiculadas por alguns órgãos de comunicação social.

“Face às notícias veiculadas por alguns órgãos de Comunicação Social, o Hospital Distrital de Santarém desmente a demissão da diretora clínica do HDS ou de qualquer outro elemento do Conselho de Administração”

O HDS lamentou ainda que “no momento difícil que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) atravessa, em particular neste período de recurso elevado às urgências, sejam divulgadas notícias que não correspondem à verdade e que criam mais instabilidade”.

No dia 28 de dezembro, o Hospital de Santarém atingiu o limite da capacidade de internamento em cuidados intensivos e foi ativado o nível 3 do plano de contingência.

Entre segunda e quinta-feira, o Serviço de Urgência atendeu uma média de 400 pacientes por dia, chegando a 481 episódios de urgência na terça-feira.

Dos 1.601 pacientes que passaram pela Urgência nos quatro dias, incluindo 505 na Urgência Pediátrica, 147 tiveram que ficar internados.

De acordo com o hospital, tal como na Unidade de Cuidados Intensivos, a maior parte dos casos atendidos na Urgência dizem respeito a infeções respiratórias.

“Face ao elevado número de doentes na Urgência a necessitarem de internamento, o HDS decidiu ativar o nível 3 do plano de contingência, reforçando o número de camas de internamento”, adiantou o hospital.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights