Hospital de Loures: Espera para doentes urgentes ronda as 12 horas

4 de Janeiro 2024

O tempo de espera para doentes urgentes ultrapassava, às 08:00 de hoje, as 12 horas no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, com uma lista de espera de mais de 52 pessoas.

Os dados referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número de doentes apresentado é o das pessoas que se encontram atualmente a aguardar atendimento, após triagem.

Segundo os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), consultados pela agência Lusa, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o tempo médio de espera era de 11 horas e 22 minutos, com 36 doentes a aguardar atendimento (pulseira amarela).

Existiam ainda 28 doentes menos urgentes (pulseira verde), com um tempo de espera médio de 20 horas e 33 minutos.

Ainda na região de Lisboa e Vale o Tejo, o tempo médio de espera para doentes urgentes era de cinco horas no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), onde 27 pessoas aguardavam atendimento. Já com pulseira verde, a média era semelhante com cinco horas e 33 minutos de espera (13 pessoas a aguardar).

No São José a espera ultrapassava as cinco horas e sete pessoas aguardavam atendimento, e no São Francisco Xavier, também em Lisboa, o tempo era de duas horas e 26 minutos (quatro pessoas à espera), enquanto no Garcia de Horta, em Almada, a espera era de uma hora e 57 minutos (16 pessoas).

No Grande Porto, no Hospital de São João a espera ultrapassava as duas horas e duas pessoas aguardavam atendimento, enquanto no Santo António não ia além da uma hora e 27 minutos (três pessoas à espera).

Nesta região, a situação mais crítica verificava-se no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, com uma espera de quase cinco horas, mas apenas duas pessoas aguardavam.

Já no Santos Silva, em Vila Nova de Gaia a espera para quem tem pulseira amarela era de duas horas e 28 minutos na urgência polivalente.

No Hospital Padre Américo, em Penafiel, a espera era de uma hora e 38 minutos, com duas pessoas à espera.

A triagem de Manchester, que permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade, inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul).

Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights