Unidade Móvel de Saúde de Oleiros realizou 2.180 atendimentos em sete meses

5 de Janeiro 2024

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Oleiros realizou 2.180 atendimentos, desde a retoma do serviço em maio de 2023, após interrupção causada pelo covid-19.

A UMS de Oleiros assegura gratuitamente, uma vez por mês em cada localidade deste concelho do distrito de Castelo Branco, serviços de enfermagem à comunidade.

Estão incluídos serviços de avaliação de tensão arterial e frequência cardíaca, glicemia e colesterol, análise do estado de saúde, esclarecimento de dúvidas, bem como o encaminhamento para outras valências (psicologia, assistência social, entre outras).

A enfermeira afeta ao projeto realiza também pensos, administra injeções, retira agrafos ou pontos de sutura operatória sob prescrição médica e vigia a toma da medicação.

De acordo com a Câmara Municipal de Oleiros, liderada por Miguel Marques (PSD), o município “substitui-se ao próprio Estado, tal como o faz já na área da Educação”.

“A prestação de cuidados de saúde de proximidade, sobretudo nas zonas do Interior, tem uma importância fulcral que o sistema público deve assegurar. Estamos a falar de uma população que, embora existam circuitos de transportes gratuitos assegurados pelo município, tem dificuldade de mobilidade”, salienta.

Durante este período, a UMS realizou ainda algumas ações de rastreio e de sensibilização junto da comunidade e visitas domiciliárias a utentes acamados ou com dificuldades de mobilidade.

Existe ainda possibilidade de contacto telefónico para esclarecimento de dúvidas, em dias úteis das 9:00 às 17:00.

O funcionamento da UMS de Oleiros é assegurado pelo município, que disponibiliza um motorista, uma enfermeira e uma técnica.

As deslocações às localidades são programadas mensalmente com saídas diárias de segunda a sexta-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This