GE HealthCare assinala primeiro aniversário enquanto empresa autónoma

8 de Janeiro 2024

O primeiro aniversário da GE HealthCare como empresa independente, após o "spin-off" da General Electric (GE), foi celebrado a 4 de janeiro deste ano.

A partir do anúncio da GE, em agosto de 2022, de que estava planeada uma segmentação em três empresas focadas nos respetivos setores nos quais a empresa operava – saúde, energia e aviação –, o negócio de cuidados de saúde foi o primeiro a tornar-se independente, constituindo a GE HealthCare.

Sobre este tópico, Rui Costa, diretor-geral da GE HealthCare Portugal, refere que “o spin-off da GE HealthCare foi um dos maiores da história da tecnologia médica e ficamos entusiasmados com a oportunidade de termos sido os primeiros a constituirmos uma empresa independente criada pela GE, neste caso, exclusiva em cuidados de saúde. Estamos orgulhosos do nosso trabalho e conquistas até agora, apesar de haver sempre margem para melhorias. Estamos gratos pela confiança que os nossos parceiros têm em nós e pela nossa capacidade de apoiá-los nesta próxima era de cuidados.”

Os resultados podem ser consultados aqui. Além disso, desde o spin-off, a empresa teve 13 analistas de medtech financeira a iniciar a cobertura das suas ações.

No que diz respeito a Fusões e Aquisições, no decorrer do primeiro ano enquanto empresa independente, a GE HealthCare adquiriu a Caption Health  e a IMACTIS, o que proporcionou o acesso a novas tecnologias, mercados e capacidades clínicas para melhor servir fornecedores e doentes.

A GE HealthCare manteve, pelo segundo ano consecutivo, a liderança na lista americana da Food and Drug Administration (FDA) de dispositivos médicos habilitados para inteligência artificial (IA), tendo o maior número de autorizações 510 (k) de IA de entre as várias empresas de tecnologia médica, com 58 até ao momento.

Em parceria com profissionais de saúde, a empresa trabalha diariamente para que a tecnologia seja uma companheira que facilmente resolve os maiores desafios, expandindo o impacto positivo dos cuidados na saúde da população mundial. Assim, procura desenvolver novas capacidades para o futuro, aproveitando tecnologias digitais emergentes como IA, cloud e machine learning.

Ao longo do primeiro ano do spin-off, foram anunciados vários desenvolvimentos e colaborações em ultrassom, como é o caso da receção da bolsa da Fundação Bill e Melinda Gates para desenvolver ferramentas de ultrassom para profissionais de saúde menos experientes e apoiar um rastreio de ultrassom obstétrico e pulmonar mais eficaz para doentes em países menos desenvolvidos. Também foi assinado um contrato com a BARDA —  uma divisão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA — para desenvolver tecnologia avançada de ultrassom com novas aplicações de IA para pacientes com patologias pulmonares e lesões traumáticas. Juntos, representam mais de 80 milhões de dólares de compromisso de financiamento.

Além disso, entre as colaborações e parcerias criadas ao longo do ano, destaca-se uma colaboração com a Novo Nordisk para avançar no desenvolvimento clínico e de produtos de ultrassom periférico focado, que marca a introdução da GE HealthCare na área do ultrassom terapêutico explorando métodos não invasivos e não farmacológicos para tratar doenças crónicas, como diabetes tipo 2 e obesidade.

Além de todas as conquistas de 2023, ao celebrar o primeiro ano como uma nova empresa, a GE HealthCare também celebra os seguintes marcos: 50 anos de produção em Waukesha, Wisconsin, EUA; 50 anos em TAC; 40 anos de SIGNA MR; 30 anos do Ultrassom LOGIQ; 30 anos da produção de meios de contraste nas instalações de Cork, Irlanda; 30 anos desde a instalação do primeiro ciclotrão, um instrumento utilizado para acelerar partículas carregadas até altas energias cinéticas.

Ao olhar em diante, para 2024, Rui Costa refere que “estamos ansiosos por continuar a nossa jornada, concentrados em enfrentar os principais desafios da saúde, oferecendo inovações líderes no setor, de forma a melhorar a eficiência, a precisão e os resultados dos doentes, bem como a remodelar o futuro dos cuidados de saúde.”

A GE HealthCare tem presença em mais de 160 países e conta aproximadamente com 51.000 colaboradores em todo o mundo, servindo mais de mil milhões de doentes por ano. A companhia investe mais de mil milhões de dólares em I&D anualmente e gera aproximadamente 18 mil milhões de dólares em receitas, com uma base instalada que inclui mais de 4 milhões de peças de equipamento nos seus quatro segmentos de negócio – Imagiologia, Ultrassons, Soluções de Cuidados a Doentes e Diagnóstico Farmacêutico.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights