Infarmed autoriza rotulagem estrangeira em medicamento para reduzir produção de urina

9 de Janeiro 2024

O Infarmed autorizou a utilização do medicamento Desmopressina, para reduzir a produção de urina, com rotulagem em dinamarquês, por rutura de stock, anunciou a autoridade do medicamento.

Num anúncio publicado no ‘site’, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) dá conta da rutura de stock do Desmopressina Teva, 0.1 mg, comprimido (30 unidades), lembrado que a autorização para uso de rotulagem em dinamarquês é excecional e que estas embalagens serão acompanhadas de um folheto informativo em português.

A Desmopressina é um medicamento que reduz a produção de urina e pode ser administrada por via nasal, intravenosa ou na forma de comprimido (uso oral ou sublingual).

As indicações médicas mais usadas são o tratamento da diabetes insipidus, da enurese (perda involuntária de urina) ou da noctúria (necessidade de urinar durante a noite, interrompendo o sono).

Por causa da rutura de stock no mercado português, o Infarmed tem vindo, por um lado a autorizar o uso de rotulagem de linga estrangeira e, por outro, a proibir a exportação de medicamentos que considera essenciais.

Da última lista dos medicamentos com exportação temporariamente suspensa, divulgada em dezembro, constam 140 fármacos de várias categorias e substâncias ativas como, por exemplo, o metilfenidato (psicoestimulante), cloropromazina (antipsicótico), propranolol (anti-hipertensivo), a vacina contra o meningococo (Nimenrix), Oxicodona (opioide analgésico) ou a vacina contra a encefalite japonesa (Ixiaro) .

Esta lista é definida mensalmente para incluir os fármacos em rutura de ‘stock’ no mês anterior e cujo impacto tenha sido considerado médio ou elevado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Comemoração do 45.º aniversário do Dia do Serviço Nacional de Saúde assinala-se a 15 de setembro em Coimbra

No próximo dia 15 de setembro, domingo, assinala-se em Coimbra uma das datas mais importantes do nosso País: O Dia do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o ato simbólico da rega da ‘Oliveira SNS’ que cresce desde 2009 no Parque Verde do Mondego. Este ano, será interpretado o Hino comemorativo dos 45 anos do SNS, pela Orquestra Clássica do Centro e pelos três coros da Ordem dos Médicos (SRCOM, SRNOM e SRSOM).

FMUP dá as boas-vindas aos novos estudantes

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe formalmente os novos estudantes colocados no âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, hoje dia 10 de setembro, às 11 horas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights