Câmara de Óbidos investe 250 mil euros em seguro de saúde para a população

11 de Janeiro 2024

A Câmara de Óbidos vai investir 250 mil euros na contração de um seguro de saúde municipal para toda a população do concelho, onde mais de 80% dos residentes não têm médico de família, divulgou a autarquia.

Segundo o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel (PSD), o plano de saúde abrangerá “todos os munícipes recenseados” e surge em resposta ao estado “depauperado dos cuidados de saúde” no concelho.

De acordo com o autarca, atualmente 82,18% da população de Óbidos não tem médico de família.

Citado numa nota de imprensa, o autarca explica que dos sete médicos previstos nos quadros do Centro de Saúde Local, a única médica que está em funções “irá reformar-se agora em 2024”.

“Fruto da inoperância, quer do Governo Central, quer da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), quer ainda do agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, nos últimos anos, em matéria de cuidados de saúde primária”, o município “viu-se na necessidade de se substituir àqueles que teriam esta responsabilidade”, lembra o presidente da autarquia do distrito de Leiria.

Denominado “ Óbidos +Saúde”, o plano, que será apresentado na quinta-feira à população, foi aprovado pela Assembleia Municipal no início de 2023 e previa o acesso a serviços de saúde “com descontos para os munícipes face aos preços habitualmente praticados, em rede de prestadores de serviços a contratar”, divulgou na altura a Câmara.

Estava previsto o acesso a consultas de clínica geral, medicina dentária, oftalmologia, cardiologia, nutrição, psicologia, terapia da fala, pediatria, ginecologia-obstetrícia, dermatologia, fisioterapia, consultas e enfermagem ao domicílio, vídeo-consultas, aconselhamento médico telefónico gratuito, exames de diagnóstico, assistência a idosos e dependentes, acompanhamento pós-cirúrgico, check-up anual e transporte de urgência, entre outros serviços.

O plano é destinado a todos os cidadãos nacionais inscritos na base de dados do recenseamento eleitoral no concelho de Óbidos e respetivos descendentes com idade inferior a 18 anos, sendo necessário fazer uma inscrição para usufruir dos benefícios.

Segundo os resultados dos Censos 2021, o concelho de Óbidos tem 11.940 habitantes.

No âmbito das comemorações do feriado municipal, que assinala a tomada da vila aos Mouros, em 1148, será também inaugurada a obra de requalificação do Centro de Saúde, num investimento de mais de 516 mil euros, iniciado em setembro de 2022.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights