Câmara de Óbidos investe 250 mil euros em seguro de saúde para a população

11 de Janeiro 2024

A Câmara de Óbidos vai investir 250 mil euros na contração de um seguro de saúde municipal para toda a população do concelho, onde mais de 80% dos residentes não têm médico de família, divulgou a autarquia.

Segundo o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel (PSD), o plano de saúde abrangerá “todos os munícipes recenseados” e surge em resposta ao estado “depauperado dos cuidados de saúde” no concelho.

De acordo com o autarca, atualmente 82,18% da população de Óbidos não tem médico de família.

Citado numa nota de imprensa, o autarca explica que dos sete médicos previstos nos quadros do Centro de Saúde Local, a única médica que está em funções “irá reformar-se agora em 2024”.

“Fruto da inoperância, quer do Governo Central, quer da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), quer ainda do agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, nos últimos anos, em matéria de cuidados de saúde primária”, o município “viu-se na necessidade de se substituir àqueles que teriam esta responsabilidade”, lembra o presidente da autarquia do distrito de Leiria.

Denominado “ Óbidos +Saúde”, o plano, que será apresentado na quinta-feira à população, foi aprovado pela Assembleia Municipal no início de 2023 e previa o acesso a serviços de saúde “com descontos para os munícipes face aos preços habitualmente praticados, em rede de prestadores de serviços a contratar”, divulgou na altura a Câmara.

Estava previsto o acesso a consultas de clínica geral, medicina dentária, oftalmologia, cardiologia, nutrição, psicologia, terapia da fala, pediatria, ginecologia-obstetrícia, dermatologia, fisioterapia, consultas e enfermagem ao domicílio, vídeo-consultas, aconselhamento médico telefónico gratuito, exames de diagnóstico, assistência a idosos e dependentes, acompanhamento pós-cirúrgico, check-up anual e transporte de urgência, entre outros serviços.

O plano é destinado a todos os cidadãos nacionais inscritos na base de dados do recenseamento eleitoral no concelho de Óbidos e respetivos descendentes com idade inferior a 18 anos, sendo necessário fazer uma inscrição para usufruir dos benefícios.

Segundo os resultados dos Censos 2021, o concelho de Óbidos tem 11.940 habitantes.

No âmbito das comemorações do feriado municipal, que assinala a tomada da vila aos Mouros, em 1148, será também inaugurada a obra de requalificação do Centro de Saúde, num investimento de mais de 516 mil euros, iniciado em setembro de 2022.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights