Conclusão da obra no Centro de Saúde de Celas em Coimbra avança apesar de ação judicial

15 de Janeiro 2024

O processo para terminar as obras no Centro de Saúde de Celas, em Coimbra, está em curso e avança independentemente de ação judicial com o antigo empreiteiro, garantiu a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

A requalificação do Centro de Saúde de Celas deveria ter acabado em 2022, mas o investimento acabou por se arrastar no tempo e também no valor, com a ARSC a sinalizar, no verão de 2023, que a obra passou de 2,3 milhões de euros para 3,2 milhões, prevendo, na altura, que a empreitada estivesse acabada no final desse ano.

No entanto, no final de 2023, a ARSC tomou posse administrativa da obra, após “sucessivos atrasos na execução” da empreitada, optando por resolver o contrato com o empreiteiro responsável pela obra, esclareceu fonte oficial daquela entidade, em resposta escrita enviada à agência Lusa.

O empreiteiro avançou com uma providência cautelar a contestar a decisão, referiu a mesma fonte, salientando, porém, que o processo para a conclusão daquela empreitada “está em curso, independentemente do desfecho judicial entre a ARSC e o empreiteiro”.

No âmbito da transferência de competências celebrado com a Câmara de Coimbra, as competências de gestão daquele centro de saúde foram descentralizadas para a autarquia, “incluindo a gestão e titularidade da obra em apreço, sem prejuízo das responsabilidades que a ARSC assegura no âmbito de processos pendentes”, esclareceu.

Segundo a mesma fonte da ARSC, a Câmara de Coimbra “está já a preparar o concurso para a obra em causa [a conclusão da requalificação], que será financiada com recurso a fundos comunitários do programa Portugal 2030”.

Fonte oficial da Câmara de Coimbra foi questionada sobre o assunto, tendo-se recusado a falar sobre o tema, por considerar “prematuro”, já que assumiu a transferência de competências na área da saúde “apenas há 15 dias”.

Outra unidade de saúde que sofreu vários atrasos em Coimbra foi o novo edifício do Centro de Saúde Fernão de Magalhães, também no centro da cidade.

Questionada pela Lusa, a ARSC referiu que as obras encontram-se “em fase de conclusão e que o seu término está previsto ocorrer até final de março de 2024”.

“Os atrasos que ainda se verificam em relação à data de abertura inicialmente prevista radicam, principalmente, na instalação e ensaios de equipamentos instalados em obra, a que acrescem as necessárias inspeções e licenciamentos a realizar e atribuir por diversas entidades”, acrescentou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights