GS1 Portugal revela resultados da 8.ª edição Benchmarking Saúde

15 de Janeiro 2024

Já são conhecidos os resultados da 8.ª edição do Benchmarking Saúde, o estudo de níveis de serviço da GS1 Portugal que incide sobre o segmento não hospitalar do setor.

Com mais de 550 participantes, entre os quais 24 laboratórios, cinco armazenistas, quatro parafarmácias de retalho, 519 farmácias e 17 grupos de farmácias, esta edição ficou marcada pela discussão das tendências do setor da saúde, nomeadamente no âmbito dos seguintes temas: logística e operações, colaboração, canal digital, estratégias comerciais e de marketing e desafios da era presente.

A colaboração foi identificada enquanto ponto-chave para que exista uma parceria mutuamente benéfica entre os intervenientes da cadeia de valor. Para que possa existir uma colaboração de sucesso é ainda essencial que haja transparência no negócio, de forma a poder criar-se valor e, consequentemente, gerar-se confiança.

De forma geral, o top 3 das prioridades dos armazenistas, isto é, os temas mais relevantes que tiveram mais peso na avaliação aos laboratórios, relacionam-se com a entrega, o pedido e a relação comercial.

Benchmarking Saúde 2023 evidenciou ainda novas prioridades para as parafarmácias de retalho e para os armazenistas, nomeadamente, a correta codificação e atualização das bases de dados e o cumprimento com os lead times de entrega, respetivamente. No que diz respeito às farmácias, as questões mais importantes mantiveram-se em 2022 e 2023 e dizem respeito à gestão das devoluções (rapidez e notas de crédito) e ações na farmácia (número e diferenciação), e à proposta de formações relevantes para as farmácias, às condições de pagamento de campanhas promocionais e à partilha de tendências do mercado, respetivamente. Já para os grupos de farmácias, os temas prioritários foram os erros nos pedidos e faturas, o bom estado do produto, as condições comerciais, o trabalho em parceria e o desenvolvimento com antecedência de planos promocionais.

Sendo reconhecido pelos participantes como uma ferramenta prática e eficaz de gestão, este estudo fornece aos laboratórios farmacêuticos e de dermocosmética um meio para conhecer de que forma os seus clientes – sejam parafarmácias do retalho, armazenistas, grupos de farmácias ou farmácias comunitárias – avaliam a sua performance no mercado. Este estudo assume, assim, um cariz bidirecional, traduzindo-se num meio para os laboratórios, mas também para os seus clientes.

Para integrar a 9.ª edição do Benchmarking Saúde, com inscrições até 31 de janeiro de 2024, contacte: benchmarking@gs1pt.org.

PR/HN

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