PR e Sindicato dos Enfermeiros lamentam morte de José Correia Azevedo

15 de Janeiro 2024

O Presidente da República e o Sindicato dos Enfermeiros lamentaram a morte, aos 86 anos, do antigo dirigente sindical José Correia Azevedo.

“O Presidente da República lamenta a morte do enfermeiro José Correia Azevedo, recordando com apreço o papel fundamental que teve no sindicalismo em Portugal, concretamente na defesa e promoção da enfermagem”, refere uma nota publicada no site da Presidência da República.

O antigo presidente do Sindicato dos Enfermeiros morreu na madrugada de sábado. Descreve-o assim o Sindicato dos Enfermeiros: “Histórico dirigente do Sindicato dos Enfermeiros, José Correia Azevedo foi uma figura ímpar no sindicalismo em Portugal e durante quase 50 anos liderou o Sindicato dos Enfermeiros”.

“O Enf. José Correia Azevedo deixa-nos um importante legado e um exemplo ímpar da defesa dos enfermeiros e na luta pela valorização da profissão e da carreira dos enfermeiros”, refere Pedro Costa, atual presidente do Sindicato dos Enfermeiros e que em 2021 sucedeu ao histórico líder, após este ser acometido de doença súbita.

O Sindicato dos Enfermeiros recorda que José Correia Azevedo foi uma figura notável na história do sindicalismo em Portugal e que dedicou grande parte da sua vida à luta em defesa dos direitos e condições de trabalho dos enfermeiros portugueses. A sua trajetória sindical começou no final da década de 1960, quando se candidatou pela primeira vez à direção do SE. Embora não tenha vencido no ano de 1969, começou logo ali a sua ligação, e o trabalho juntamente com a lista eleita, em prol do Sindicato dos Enfermeiros. Após o 25 de abril, assumiu a direção de uma Comissão Direção ad hoc em maio de 1974. Um ano depois, era eleito, pela primeira vez, presidente do SE, cargo que ocupou, ininterruptamente, até maio de 2021.

O sindicato destaca ainda que José Correia Azevedo desempenhou um papel fundamental na formação e desenvolvimento do Sindicato dos Enfermeiros (SE) e que são poucos os documentos estruturantes da carreira de enfermagem que não têm o seu cunho e participação na definição dos preceitos legais.

O Presidente da República e o Sindicato dos Enfermeiros apresentam sentidas condolências à família, amigos e colegas.

LUSA/SE/PR/HN

Créditos imagem: Ricardo Júnior – Cofina

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights