PR e Sindicato dos Enfermeiros lamentam morte de José Correia Azevedo

15 de Janeiro 2024

O Presidente da República e o Sindicato dos Enfermeiros lamentaram a morte, aos 86 anos, do antigo dirigente sindical José Correia Azevedo.

“O Presidente da República lamenta a morte do enfermeiro José Correia Azevedo, recordando com apreço o papel fundamental que teve no sindicalismo em Portugal, concretamente na defesa e promoção da enfermagem”, refere uma nota publicada no site da Presidência da República.

O antigo presidente do Sindicato dos Enfermeiros morreu na madrugada de sábado. Descreve-o assim o Sindicato dos Enfermeiros: “Histórico dirigente do Sindicato dos Enfermeiros, José Correia Azevedo foi uma figura ímpar no sindicalismo em Portugal e durante quase 50 anos liderou o Sindicato dos Enfermeiros”.

“O Enf. José Correia Azevedo deixa-nos um importante legado e um exemplo ímpar da defesa dos enfermeiros e na luta pela valorização da profissão e da carreira dos enfermeiros”, refere Pedro Costa, atual presidente do Sindicato dos Enfermeiros e que em 2021 sucedeu ao histórico líder, após este ser acometido de doença súbita.

O Sindicato dos Enfermeiros recorda que José Correia Azevedo foi uma figura notável na história do sindicalismo em Portugal e que dedicou grande parte da sua vida à luta em defesa dos direitos e condições de trabalho dos enfermeiros portugueses. A sua trajetória sindical começou no final da década de 1960, quando se candidatou pela primeira vez à direção do SE. Embora não tenha vencido no ano de 1969, começou logo ali a sua ligação, e o trabalho juntamente com a lista eleita, em prol do Sindicato dos Enfermeiros. Após o 25 de abril, assumiu a direção de uma Comissão Direção ad hoc em maio de 1974. Um ano depois, era eleito, pela primeira vez, presidente do SE, cargo que ocupou, ininterruptamente, até maio de 2021.

O sindicato destaca ainda que José Correia Azevedo desempenhou um papel fundamental na formação e desenvolvimento do Sindicato dos Enfermeiros (SE) e que são poucos os documentos estruturantes da carreira de enfermagem que não têm o seu cunho e participação na definição dos preceitos legais.

O Presidente da República e o Sindicato dos Enfermeiros apresentam sentidas condolências à família, amigos e colegas.

LUSA/SE/PR/HN

Créditos imagem: Ricardo Júnior – Cofina

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Ewout Van Ginneken: Resiliência, Equidade e Inovação como Pilares da Saúde Global

Ewout Van Ginneken, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, destacou, no Cascais International Health Forum 2025, que decorreu hoje no Estoril, a necessidade de transformação nos sistemas de saúde, com foco em modelos de cuidados integrados, prevenção, equidade e inovação tecnológica, para enfrentar os desafios globais do século XXI.

HPV Responsável por 84% dos Cancros do Ânus, Alerta LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para o aumento do cancro anal, destacando que 84% dos casos estão ligados ao HPV. A vacinação e o diagnóstico precoce são essenciais, especialmente em grupos de risco, como homens que têm sexo com homens.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights