“Estes números representam um aumento de mais 123 novos utentes e mais 214 do total de atendimentos realizados”, refere o município de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
De acordo com os dados divulgados, a UMS realizou um total de 272 saídas em serviço, o que correspondeu a 9.827 quilómetros percorridos.
Em 2023, o técnico de diagnóstico e terapêutica da UMS encaminhou ainda 16 utentes para os serviços de urgência (dos quais dois tiveram a necessidade de acionar o Instituto Nacional de Emergência Médica) e 48 pessoas para o acompanhamento familiar com o médico de família, devido aos valores registados nos rastreios.
Segundo o município de Proença-a-Nova, entre as principais preocupações encontradas entre a população do concelho, surgem a diabetes e o colesterol elevado.
A UMS participou ainda na Casa da Diabetes, uma iniciativa realizada em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.
A Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova acompanhou também os utentes na cirurgia às cataratas, em parceria com a Fundação Álvaro de Carvalho, e prestou o acompanhamento aos estudantes de medicina da Faculdade Abel Salazar do Porto.
LUSA/HN
0 Comments