Detidos dois homens por tráfico de xarope para produzir droga ‘purple drunk’

16 de Janeiro 2024

Dois homens foram detidos na sexta-feira por suspeita de tráfico de um xarope através de receitas falsas, que levantavam em farmácias de Lisboa, Setúbal e Algarve para posteriormente usar na produção da droga ‘purple drunk’, informou esta terça-feira a PSP.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa explica que o fármaco é utilizado para combater a tosse seca e possui o princípio ativo codeína, um “analgésico derivado da morfina e que pode causar dependência quando misturado com outras substâncias, momento em que assume o nome de ‘purple drunk’”.

A droga, indica, encontra-se em expansão um pouco por todo o mundo e com efeitos muito semelhantes à heroína.

“Os investigadores da PSP, quando se aperceberam desta célula em território nacional, de imediato começaram a sua monitorização, acompanhando os levantamentos destes fármacos em várias farmácias de Lisboa e Setúbal”, é referido na nota.

Após um desses levantamentos, “os suspeitos foram detidos em flagrante delito, munidos de dezenas de frascos, da receita falsificada em suporte digital e de várias caixas dos CTT para expedirem as embalagens para o estrangeiro”.

Os detidos, de 25 e 30 anos, foram presentes a tribunal, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação BIAL: candidaturas aos apoios a projetos de investigação científica encerram a 31 de agosto

As candidaturas ao Programa de Apoios à Investigação Científica da Fundação BIAL estão abertas até ao dia 31 de agosto. Esta iniciativa destina-se a investigadores nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia, que terão a oportunidade de se candidatar a apoios financeiros que podem alcançar até 60 mil euros, sujeitando-se à avaliação dos membros do Conselho Científico da fundação.

Hospital CUF Tejo Imagiologia Cardiovascular recebe acreditação europeia

A Associação Europeia de Imagiologia Cardiovascular (EACVI) acaba de reconhecer a qualidade clínica e tecnológica do serviço de Imagiologia do Hospital CUF Tejo, atestando-o como referência na realização de ressonância magnética cardíaca, com especialização em ressonância magnética com stress. 

Unidade de Queimados da ULS de Coimbra celebra 35 anos

A Unidade de Queimados da ULS de Coimbra – a única em Portugal certificada pela European Burns Association (EBA) e uma das menos de trinta certificadas em toda a Europa como centro de queimados de alto nível – atende entre 150 a 200 doentes por ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights