Lúcio Meneses de Almeida Presidente do Conselho Nacional de Ecologia e Promoção da Saúde da Ordem dos Médicos Médico Assistente Graduado de Saúde Pública

Saúde pública: Passado ilustre, presente agónico e futuro angustiante

01/17/2024

Em Portugal, como na maioria dos países da Europa e da América do Norte, a emergência dos serviços de saúde pública deu-se em meados do século XIX. Deve-se à reforma Passos Manuel, de 1837, a organização de uma rede de serviços centrada nas autoridades de saúde – então denominadas “subdelegados de saúde” (concelhios) e “delegados de saúde” (distritais).

Territorialmente organizados nos níveis local, regional e nacional, são a primeira linha de defesa do País perante ameaças à sua saúde. O serviço de saúde pública de âmbito nacional corresponde à Direção-Geral da Saúde, sendo dirigido pela Autoridade de Saúde Nacional (Diretora-Geral da Saúde).

O âmbito territorial dos serviços de saúde pública locaisfoi alargado, em 2009, por força da criação dos agrupamentos de centros de saúde (reforma Correia de Campos), ao destes últimos. Já os serviços operativos de âmbito regional (centros regionais de saúde pública, criados ao abrigo do decreto-lei nº 286/99, de 27 de julho), foram integrados nas correspondentes administrações regionais de saúde (ARS), dando origem aos (ainda) departamentos de saúde pública.

Volvidos quase 15 anos da legislação que organizou a rede vigente de serviços operativos de saúde pública (decreto-lei nº 81/2009, de 2 de abril) e 30 anos da
criação das ARS (decreto-lei nº 11/93, de 15 de janeiro), encontramo-nos perante a agonia das últimas e a indefinição quanto ao futuro dos primeiros.

No ciclo governativo que agora terminou, foram criadas 3 comissões para a reforma da Saúde Pública nacional e dos seus serviços – respetivamente, em setembro de 2016, fevereiro de 2020 e abril de 2023. Relativamente à comissão criada em fevereiro de2020, foi por duas vezes reconduzida…

Ou seja, os serviços de saúde pública, críticos à proteção e promoção da saúde da população portuguesa e muito justamente elogiados no decurso da pandemia de COVID-19, encontram-se num limbo existencial há cerca de 8 anos, sem um vislumbre quanto ao seu futuro…

Poderão alguns dizer que um Governo gestionário a isso obriga; mas a verdade é que a dissolução da Assembleia da República foi determinada a 15 de janeiro e que a segurança do País depende de serviços de saúde pública devidamente organizados e plenamente cônscios das suas atribuições presentes e perspetivas futuras.

O ambiente vivido é, portanto, de incerteza. Ora, incerteza “rima” com desmotivação. E sem profissionais de saúde pública motivados, dificilmente a saúde dos portugueses poderá ser salvaguardada.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights