Álvaro Beleza: Salvar o SNS “é possível e faz-se”

18 de Janeiro 2024

Álvaro Beleza acredita no SNS e que é possível salvá-lo. Para o médico, ou acreditamos no que fazemos ou não vale a pena, e salvar o SNS “é possível e faz-se”. Foram palavras proferidas na conferência da Fundação para a Saúde, esta quarta-feira.

“Eu acho que os nossos filhos e netos não nos desculparão se nós não conseguirmos dar ao Serviço Nacional de Saúde a força, a capacidade que ele tem que ter para resolver os desafios que temos pela frente”, afirmou Álvaro Beleza. “Acho mesmo que isso é possível”, acrescentou.

Nisto, o SNS precisa da participação de todos; é preciso acreditar e entusiasmar-se com a possibilidade de o SNS melhorar, defendeu o Presidente do Conselho Coordenador da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

“Só depende de haver vontade, lideranças e se acreditar nos exemplos. E há vários exemplos de boa gestão com melhoria de cuidados”, e exemplos de como com os mesmos recursos ou até menos se consegue fazer mais, envolvendo os profissionais de saúde, segundo o médico.

Durante o debate, no Grande Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Álvaro Beleza sublinhou que o serviço de saúde público, universal e gratuito permite combater a desigualdade à nascença. Todos têm acesso ao melhor hospital, todos têm acesso ao melhor médico. “É de um avanço civilizacional extraordinário”, “como é também a escola pública”.

Para o médico, o dinheiro dos impostos de todos “tem que ser usado nos serviços públicos”.

“Não é para alimentar tudo, e neste momento nós temos um Estado que alimenta público, privado. Alimenta tudo”, explicou.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights