Associação Nacional de Estudantes de Medicina aplaude criminalização de “terapias” de conversão

22 de Janeiro 2024

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) aplaude a recente aprovação e promulgação do projeto de lei que proíbe e criminaliza as "terapias" de conversão.

A ANEM afirma que a diversidade sexual faz parte do espetro normal da expressão humana e não pode ser considerada patológica. A associação sublinha que não existe qualquer evidência científica da eficácia das “terapias” de conversão e alerta para as consequências nefastas dessas práticas como a depressão, ansiedade e ideação suicida nas pessoas a quem são infligidas.

É com grande pesar que a associação constata a existência de resistência política à oposição formal às “terapias” de conversão, apesar do consenso existente na comunidade médica nacional e internacional no que diz respeito à ineficácia e potenciais efeitos nocivos destas práticas.

Para Rita Ribeiro, presidente da ANEM, a classe política tem uma responsabilidade acrescida de garantir que as suas posições estão de acordo com os pareceres da comunidade científica. “Apelamos, por isso, a uma maior auscultação da comunidade médico-científica no que diz respeito a projetos de lei relacionados com a saúde e bem-estar da população.”

A presidente da associação adianta que, apesar da aprovação deste projeto de lei constituir um avanço contra a discriminação, “Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer”.

A ANEM considera premente uma ação conjunta do Estado, da comunidade médico-científica e da sociedade civil para: implementar políticas que reduzam a discriminação contra a comunidade LGBTQIA+; realizar campanhas de sensibilização junto da sociedade civil e formações de capacitação com os profissionais de saúde.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights