Abertas candidaturas ao Prémio Maria de Sousa

24 de Janeiro 2024

Encontram-se abertas as candidaturas ao Prémio Maria de Sousa, foi esta quarta-feira anunciado. 

A iniciativa, promovida pela Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL, tem como objetivo “galardoar e apoiar projetos de investigação na área das Ciências da Saúde desenvolvidos por jovens investigadores científicos portugueses, com idade igual ou inferior a 35 anos”.

Citado em comunicado, Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, salienta a relevância deste galardão “como uma homenagem a uma ilustre cientista, cuja paixão e dedicação pela investigação e pela ciência nos marcou profundamente. O seu elevado sentido ético e humano continua a inspirar as novas gerações e a adesão a este prémio é disso um exemplo notável”.

O neurocientista Rui Costa, Presidente do Júri do Prémio Maria de Sousa, considerou que “este Prémio tem um significado especial porque a Prof. Maria de Sousa sempre quis ajudar os investigadores mais jovens a pensarem diferente, a internacionalizarem-se e a desafiarem as próprias fronteiras do conhecimento, por isso queremos encorajar os jovens investigadores portugueses a concorrerem e mostrarem-nos o seu talento”.

Para o presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, “trata-se de uma distinção que muito nos orgulha, por um lado, pela sua natureza emocional de ligação a uma grande mulher da ciência, por outro, pela sua vertente de incentivo e apoio ao trabalho científico desenvolvido por jovens investigadores. Ano após ano temos verificado, com muita satisfação, que o número de candidaturas é significativo e a sua qualidade crescente”.

No total, o prémio vai distribuir até 150 mil euros, por um máximo de cinco vencedores residentes em Portugal ou no estrangeiro. As candidaturas podem ser submetidas até 31 de maio, tendo de ser apresentadas individualmente.

O prémio inclui um estágio num Centro Internacional de Excelência.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights