Grupo Luz Saúde organiza a 14ª edição do Congresso Internacional de Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana

26 de Janeiro 2024

o Grupo Luz Saúde está a organizar a 14ª edição do seu Congresso Internacional de Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana, que vai realizar-se no próximo dia 1 de março, com a participação de conceituados especialistas nacionais e estrangeiros

Os conflitos armados, os movimentos migratórios de milhões de pessoas, a Inteligência Artificial e as ameaças à sustentabilidade do planeta são apenas alguns exemplos de um mundo em permanente mudança, que têm um impacto brutal e colocam grandes desafios em termos de prevenção e controlo de infeção. É neste contexto que o Grupo Luz Saúde organiza a 14ª edição do seu Congresso Internacional de Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana, que vai realizar-se já no próximo dia 1 de março, com a participação de conceituados especialistas nacionais e estrangeiros, informa a organização do evento em comunicado..

Na nota enviada às redações explica-se: “O nosso objetivo nesta edição é, precisamente, analisar e discutir esses desafios. Sabemos, por exemplo, que certos surtos de doenças na Europa estão relacionados com migrações de população de países com baixa vacinação e exposição a diferentes tipos de bactérias. O que fazer perante esta realidade? Temos de ter estratégias e novas abordagens”, explica Carlos Palos, diretor do congresso (na imagem). “É inevitável, por outro lado, virmos a ter uma nova pandemia originada por uma doença que ainda não sabemos qual é (chamamos-lhe a Doença X) e há já quem esteja a trabalhar para descobrir vacinas e tratamentos que a possam controlar. Vamos ficar a saber mais sobre o que está a ser feito”, acrescenta.

Quatro mesas-redondas e uma conferência

Logo na abertura, será feito um ponto da situação sobre infeções, resistências e consumos antimicrobianos em Portugal, em que serão apresentados os dados mais recentes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

O congresso vai depois desenrolar-se em quatro mesas-redondas, com moderadores e oradores distintos, sobre as seguintes áreas temáticas:

Guerras e migrações (em que serão abordados os principais desafios que enfrentamos, as doenças infeciosas nos migrantes em Portugal e o seu acesso a cuidados de saúde).
Inteligência Artificial em PCI e RAM (um novo mundo de soluções e alguns exemplos da transformação digital em curso).
Gestão de surtos (o papel do serviço de urgência, a sequenciação total do genoma e como melhorar a resposta das equipas).
Sustentabilidade em prevenção e controlo de infeção (reprocessamento de dispositivos médicos de uso único, o uso de equipamentos de proteção individual de forma sustentável e o movimento Global Green and Healthy Hospitals).

Eskild Petersen, professor emérito da Universidade de Aarhus (Dinamarca) e coordenador da task force da ESCMID (sociedade europeia de microbiologia clínica e doenças infeciosas) para o acompanhamento das doenças infeciosas emergentes, é o convidado especial deste congresso. Além de intervir na primeira mesa-redonda, dará uma conferência sobre a “Doença X: agir agora e preparar para a próxima ameaça pandémica”.

NR/PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights