Grupo Luz Saúde organiza a 14ª edição do Congresso Internacional de Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana

26 de Janeiro 2024

o Grupo Luz Saúde está a organizar a 14ª edição do seu Congresso Internacional de Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana, que vai realizar-se no próximo dia 1 de março, com a participação de conceituados especialistas nacionais e estrangeiros

Os conflitos armados, os movimentos migratórios de milhões de pessoas, a Inteligência Artificial e as ameaças à sustentabilidade do planeta são apenas alguns exemplos de um mundo em permanente mudança, que têm um impacto brutal e colocam grandes desafios em termos de prevenção e controlo de infeção. É neste contexto que o Grupo Luz Saúde organiza a 14ª edição do seu Congresso Internacional de Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana, que vai realizar-se já no próximo dia 1 de março, com a participação de conceituados especialistas nacionais e estrangeiros, informa a organização do evento em comunicado..

Na nota enviada às redações explica-se: “O nosso objetivo nesta edição é, precisamente, analisar e discutir esses desafios. Sabemos, por exemplo, que certos surtos de doenças na Europa estão relacionados com migrações de população de países com baixa vacinação e exposição a diferentes tipos de bactérias. O que fazer perante esta realidade? Temos de ter estratégias e novas abordagens”, explica Carlos Palos, diretor do congresso (na imagem). “É inevitável, por outro lado, virmos a ter uma nova pandemia originada por uma doença que ainda não sabemos qual é (chamamos-lhe a Doença X) e há já quem esteja a trabalhar para descobrir vacinas e tratamentos que a possam controlar. Vamos ficar a saber mais sobre o que está a ser feito”, acrescenta.

Quatro mesas-redondas e uma conferência

Logo na abertura, será feito um ponto da situação sobre infeções, resistências e consumos antimicrobianos em Portugal, em que serão apresentados os dados mais recentes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

O congresso vai depois desenrolar-se em quatro mesas-redondas, com moderadores e oradores distintos, sobre as seguintes áreas temáticas:

Guerras e migrações (em que serão abordados os principais desafios que enfrentamos, as doenças infeciosas nos migrantes em Portugal e o seu acesso a cuidados de saúde).
Inteligência Artificial em PCI e RAM (um novo mundo de soluções e alguns exemplos da transformação digital em curso).
Gestão de surtos (o papel do serviço de urgência, a sequenciação total do genoma e como melhorar a resposta das equipas).
Sustentabilidade em prevenção e controlo de infeção (reprocessamento de dispositivos médicos de uso único, o uso de equipamentos de proteção individual de forma sustentável e o movimento Global Green and Healthy Hospitals).

Eskild Petersen, professor emérito da Universidade de Aarhus (Dinamarca) e coordenador da task force da ESCMID (sociedade europeia de microbiologia clínica e doenças infeciosas) para o acompanhamento das doenças infeciosas emergentes, é o convidado especial deste congresso. Além de intervir na primeira mesa-redonda, dará uma conferência sobre a “Doença X: agir agora e preparar para a próxima ameaça pandémica”.

NR/PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights