Ana Barroso/GECP: Rastreio em populações de risco reduz o número de mortes por cancro do pulmão

1 de Fevereiro 2024

No Dia Mundial do Cancro, que se celebra anualmente a 4 de fevereiro, o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) lançou uma campanha nas redes sociais inspirada na iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), cujo slogan é “Close The Care Gap”, e alertou para questões fundamentais como o diagnóstico precoce e a igualdade no acesso aos cuidados.

Sob o mote “Por Cuidados Mais Justos”, a campanha do GECP visa sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce e dos tratamentos oncológicos que salvam vidas, devendo o seu acesso ser igual para todos. A campanha tem também como objetivo criar a oportunidade de lutar por políticas públicas promotoras de equidade no acesso aos cuidados de saúde, no que se refere à prevenção, diagnóstico e tratamento para todos.

Em Portugal, o cancro do pulmão surge como uma preocupação significativa de saúde, sendo uma causa de mortalidade impactante com cerca de 4.600 mortes por ano, “o que demonstra a necessidade de implementar ações de prevenção e deteção precoce sobretudo no que diz respeito aos rastreios”, lê-se no comunicado de imprensa do GECP.

Ana Barroso, pneumologista, coordenadora da Unidade Multidisciplinar de Tumores Torácicos na Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e membro da direção do GECP, afirma que “ao implementarmos programas de rastreio para detetar precocemente neoplasias malignas do pulmão estamos a investir no aumento das hipóteses de tratamento bem-sucedido. Hoje sabemos que o rastreio do cancro do pulmão em populações de risco reduz o número de mortes por esta causa.”

Atualmente, são diagnosticados, por ano, mais de 5.000 novos casos de cancro do pulmão em Portugal, 65% em estadios avançados.

A deteção precoce do cancro do pulmão “é fundamental”, reforça o Grupo, que alerta para a importância de consultar o médico assistente no caso de sintomas novos, como tosse persistente, hemorragia pela boca, dor torácica, dificuldade respiratória, rouquidão e alteração da voz, fadiga, perda de apetite ou dor óssea, ou perante agravamento dos sintomas pré-existentes.

“Acreditamos que um dos principais pilares da luta contra o cancro do pulmão começa com a consciencialização, melhoria da educação, promoção de medidas anti-tabaco e procura ativa por sinais precoces, colocando o poder de uma vida saudável nas mãos de cada um”, refere a especialista Ana Barroso, citada no comunicado de imprensa.

A nota do GECP não esquece a relação entre o tabagismo e o diagnóstico de cancro do pulmão – é bastante evidente, visto que mais de 80% dos doentes diagnosticados são fumadores ativos ou ex-fumadores. Informa o GECP que, em Portugal, 17% da população com 15 ou mais anos é fumadora, e que os riscos inerentes ao tabagismo são significativos, manifestando-se numa redução média de 10 anos na expetativa de vida para os indivíduos que fumam.

“A mudança de atitude é fundamental e deve começar pelo abandono do hábito de fumar. Além disso, a adoção de um estilo de vida saudável é essencial para melhorar o estado de saúde da população. Entre os vários comportamentos destacamos a prática regular de exercício físico, uma alimentação saudável e uma boa higiene de sono”, conclui Ana Barroso.

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights