João Jácome de Castro: “Este congresso é o grande momento para debater os principais temas da endocrinologia”

1 de Fevereiro 2024

Arranca esta quinta-feira o Congresso Português de Endocrinologia/75ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM). Em declarações ao nosso jornal, o dirigente da SPEDM realçou que se trata de um "momento importantíssimo para a medicina portuguesa".

Contactado pelo HealthNews, o presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo destacou alguns dos principais temas que irão ser discutidos no evento.

“Este congresso é fundamental porque é o grande momento que existe em Portugal para debater os grandes temas da endocrinologia. De facto, alguns dos temas são umas das principais patologias que afetam a saúde a nível nacional, nomeadamente a diabetes, a obesidade e a doença da tiróide. Estas são doenças com uma prevalência extraordinariamente elevada na população portuguesa”, revelou.

Aos olhos do especialista, o encontro representa, por outro lado, uma oportunidade para discutir temas que só os endocrinologistas conhecem, “como é o caso das doenças da hipófise suprarrenal, do ovário, do testículo, da fertilidade, a medicina transgénero e os tumores neuroendócrinos.”

João Jácome de Castro sublinhou ainda que este congresso é “um momento alto” da formação pós-graduada na diabetes, na obesidade, na doença da tioróide e nas outras doenças raras da endocrinologia.

“É também uma oportunidade de desenvolver investigação clínica e básica nas áreas das doenças endócrinas. Isto é algo muitíssimo importante para o progresso da medicina”, afirmou.

O evento junta endocrinologistas e investigadores com o objetivo de contribuir para o progresso da Medicina na área das doenças endócrinas.

“Este é um momento importantíssimo para a medicina portuguesa porque representa também um momento de partilha com as sociedades internacionais, como é o caso da Sociedade Europeia de Endocrinologia, a Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a Sociedade Europeia da Tiróide, a Sociedade Europeia de Neuroendocronologia e a Sociedade Europeia da Diabetes. São parceiros que vão estar presentes com simpósios partilhados para dar um testemunho, junto com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia de Diabetes e Metabolismo, da importância da investigação e formação pós-graduada nesta área.”

Esta reunião científica visa, assim, dar a conhecer o que há de novo e os dados mais atuais sobre as doenças endócrinas.

“O nosso objetivo principal é que ao fim destes quatro dias, todos os nossos especialistas saiam daqui mais capacitados para tratar melhor os nossos doentes e mais motivados para a investigação clínica nestas áreas”, destacou Jácome de Castro.

Segundo o dirigente da SPEDM, o panorama das doenças endócrinas é preocupante. “Os números que se conhecem da obesidade e da diabetes são alarmantes”.

O Congresso Português de Endocrinologia decorre entre hoje e domingo no Centro de Congressos do Algarve em Vilamoura.

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights