Prémio Eurodeputado do Mandato: Portuguesa Sara Cerdas novamente nomeada

6 de Fevereiro 2024

Sara Cerdas está nomeada para o prémio Eurodeputado do Mandato, sendo a única portuguesa nesta categoria dos The Parliament MEP Awards.

Esta distinção da The Parliament Magazine surge no âmbito do trabalho que a eurodeputada socialista tem vindo a desenvolver em áreas como a saúde, o ambiente, a proteção civil, entre outras. O vencedor será anunciado no dia 20 de março, durante uma cerimónia oficial.

“É uma grande honra ser nomeada para os MEP Awards, mais concretamente para o prémio Eurodeputada do Mandato. Esta nomeação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido nestes já quase cinco anos e demonstra que o meu compromisso e dedicação em representar os interesses dos cidadãos tem sido valorizado e reconhecido pelos meus colegas e pela comunidade em geral”, afirma Sara Cerdas, que venceu este prémio, na categoria Saúde, em 2020.

Médica na área de Saúde Pública e eurodeputada desde 2019, Sara Cerdas, de 34 anos, é membro da Comissão de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Ambiente (ENVI), da Comissão de Transportes e Turismo (TRAN) e coordenadora do Grupo S&D da Subcomissão de Saúde Pública (SANT). Foi ainda vice-presidente da Comissão Especial de Combate ao Cancro (BECA) e coordenadora do Grupo S&D para a Comissão Especial sobre a Pandemia de COVID-19.

A deputada socialista trabalhou, por exemplo, no Relatório de Saúde Mental, onde pede um reforço do apoio financeiro direto para a saúde mental na União Europeia (UE), a criação de uma Estratégia Europeia para a Saúde Mental e do Ano Europeu da Saúde Mental, e no EU4Health Programme, o programa de Saúde da UE com um orçamento de 5,3 mil milhões de euros para o período 2021-2027. Atualmente está a negociar o regulamento que cria o Espaço Europeu de Dados de Saúde.

Foi ainda relatora do Mecanismo de Proteção Civil no Parlamento Europeu, que visa garantir os meios aéreos de combate a incêndios necessários a toda a União Europeia e países parceiros em situações de emergência; e relatora-sombra no regulamento que revê as normas de CO2 dos novos automóveis e carrinhas, com o objetivo de tornar o transporte rodoviário mais limpo.

Os MEP Awards são prémios atribuídos anualmente aos eurodeputados que se destacaram em diferentes áreas. O objetivo é reconhecer o trabalho dos membros do Parlamento Europeu e ao mesmo tempo comemorar as suas conquistas. As nomeações para os prémios são efetuadas por agentes, entidades e stakeholders nas mais diferentes áreas.

Estão ainda nomeadas as eurodeputadas Isabel Carvalhais (PS) e Lídia Pereira (PSD) para a categoria Youth Champion of the Mandate, ou seja, eurodeputados que mais contribuíram no mandato para promover as oportunidades dos jovens.

Para mais informações sobre os MEP Awards, consulte o site: https://www.mepawards.eu/.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights