ULS Santa Maria quer alargar internamento domiciliário de 12 para 30 camas

6 de Fevereiro 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) Santa Maria, em Lisboa, quer alargar a capacidade de internamento domiciliário de 12 para 30 camas e criar um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) nesta área, foi esta terça-feira anunciado.

Em comunicado, a ULS Santa Maria explica que o compromisso foi assumido pelo presidente do conselho de administração na cerimónia que assinalou os quatro anos da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).

Criada em fevereiro de 2020, a UHD de Santa Maria acompanhou já 675 doentes internados em casa e realizou cerca de 10.600 visitas domiciliárias, num total de 73 mil quilómetros percorridos em quatro anos.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS Santa Maria tem neste momento capacidade para 12 doentes internados em casa em simultâneo.

Na nota, a ULS Santa Maria sublinha que, ao objetivo de quase triplicar o número de internamentos domiciliários, se junta o desafio simultâneo de “trabalhar em proximidade com os profissionais dos centros de saúde de Mafra”, que agora a integram.

“Um objetivo que passa pelo reforço de quatro áreas”, especificou o presidente do conselho de administração, Carlos das Neves Martins, citado no comunicado.

O responsável exemplifica: “Uma dotação adequada do capital humano, novas instalações para o serviço a criar, decorrente do seu alargamento, reforço de equipamentos, nomeadamente na área das tecnologias da informação, e viaturas dedicadas às equipas da hospitalização domiciliária”.

A UHD de Santa Maria tem atualmente três médicos, cinco enfermeiros, uma assistente social, uma assistente técnica e uma assistente operacional.

Em quatro anos de atividade, já acompanhou doentes de cerca de 20 especialidades hospitalares da ULS Santa Maria e até de outros hospitais e centros de saúde.

As doenças mais comuns que motivam internamentos em casa dizem respeito a problemas do trato urinário e infeções respiratórias, mas a unidade já acompanhou também doentes cirúrgicos e paliativos.

A hospitalização domiciliária é um modelo de assistência hospitalar em alternativa ao internamento convencional.

Presta cuidados de saúde diferenciados a pessoas com doença aguda ou crónica agudizada, mas que estejam estáveis clinicamente e tenham condições de habitabilidade.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights