Primeira cirurgia com Robot Aquabeam no Trofa Saúde Braga Centro

10 de Fevereiro 2024

Decorreu esta semana, dia 7 de fevereiro, a primeira cirurgia robótica de aquablação com o novo equipamento do Trofa Saúde Braga Centro, realizada pelo médico urologista António Pedro Carvalho.

O Trofa Saúde anunciou esta sexta-feira que já disponibiliza aos seus doentes o Robot Aquabeam, “uma tecnologia única no norte do país que promete revolucionar a abordagem ao tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) em Portugal”, lê-se no comunicado enviado aos jornalistas.

O comunicado explica que a aquablação robótica é um procedimento inovador para o tratamento da HBP. É um tratamento avançado e minimamente invasivo que utiliza a potência de jatos de água com a precisão robótica para proporcionar o alívio duradouro dos sintomas de HBP, mantendo a continência e a função sexual. A utilização de jatos de água minimiza o impacto nos tecidos circundantes, proporcionando um tratamento menos invasivo, o que se traduz em tempos de recuperação mais rápidos e menor desconforto pós-operatório para os doentes, e a precisão do Aquabeam permite resultados mais eficazes, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida dos doentes com HBP, acrescenta o documento, que explica ainda como funciona a aquablação robótica.

“Cada próstata é única e este procedimento personaliza cada cirurgia. Utiliza uma ecografia transretal e um instrumento através da uretra com uma câmara, por onde são aplicados os jatos de água. Desta forma, o cirurgião pode, em tempo real, proceder à marcação das zonas da próstata que deve extrair e as que deve evitar. Este mapeamento, e a não utilização de energia térmica, permite evitar destruir as zonas da próstata que causam complicações irreversíveis como a disfunção erétil ou ejaculatória e a incontinência.

Após o mapeamento, um jato de água de alta velocidade destrói o tecido prostático identificado. Esta aplicação do jato de água é exclusivamente realizada pelo robot, anulando o erro humano e assegurando de forma precisa, consistente e previsível, o tecido prostático a ser extraído. Esta fase do procedimento dura cerca de 5 minutos. Mais de 90% dos doentes têm alta nas primeiras 24 horas, já sem cateter vesical, urinando espontaneamente.

Ao contrário do que acontece com outras técnicas para tratamento da HBP, trata-se de um procedimento minimamente invasivo que permite uma recuperação (…) extremamente rápida com o mínimo de riscos associados.”

PR/HN

1 Comment

  1. João Alves Martins

    Gostaria de saber onde no Brasil existe esse novo procedimento para tratamento da próstata

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Produtos para cabelo retirados do mercado após alerta da DECO

A L’Oréal Portugal retirou do mercado nacional todas as unidades da gama de cuidados para o cabelo ‘Hair Booster’ da marca Fructis parecidas com saquetas de fruta para crianças, após uma denúncia da DECO e intervenção do Infarmed

MAIS LIDAS

Share This