FC Porto lança projeto inclusivo INZONE para pessoas com dificuldade sensorial

16 de Fevereiro 2024

O FC Porto apresentou esta sexta-feira o projeto inclusivo INZONE, no Estádio do Dragão, destinado a pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial, que arranca no sábado no jogo com o Estrela da Amadora, da I Liga de futebol.

O espaço sensorial INZONE visa possibilitar a pessoas com perturbação do espetro do autismo, disfunção do processamento sensorial, défice intelectual e doença de saúde mental, assistir a jogos, devidamente acompanhados por especialistas.

“Temos a obrigação de pensar em todos e, em especial, nos que não são como nós e têm dificuldades. Temos que respeitar todos e todos são para nós iguais”, disse na apresentação do projeto o presidente do FC Porto, Pinto da Costa.

A INZONE integra três espaços transitáveis e multidirecionais, que têm como propósito facilitar a participação ocupacional das pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial, com o objetivo final de integração na bancada.

A primeira zona, denominada de sala sensorial, destinada a quatro ou cinco utentes, com visibilidade direta para o relvado, permite assistir aos jogos de futebol com controlo de todos os estímulos (como som e luz).

Esta sala está equipada com materiais e equipamentos, como elementos visuais auditivos e táteis, que possibilitam a autorregulação do utilizador em situações de sobre-estimulação e a manutenção do estado de alerta e da atenção ao longo do jogo.

Neste espaço estão também disponíveis materiais bloqueadores de som, brinquedos reguladores e acesso a meios de comunicação aumentativa, bem como é ainda possível recorrer à realidade virtual para experienciar diferentes ambientes relaxantes.

A zona dois, denominada de intermédia, é um espaço de transição entre a sala sensorial (zona 1) e a bancada do estádio (zona 3).

Nesta zona intermédia o utilizador passa a ter menor controlo sobre o ambiente, mas mantém o acesso a elementos propriocetivos, táteis e vestibulares, que facilitam a sua regulação num ambiente menos controlado.

A zona 3, num espaço contíguo na bancada, possibilita o primeiro momento em que o utente da INZONE assiste ao jogo conjuntamente com os outros adeptos, mas é mantida a possibilidade de regressar às zonas anteriores sempre que necessário.

A INZONE é um projeto em parceria com a Escola de Saúde do Politécnico do Porto e, de acordo com o FC Porto, “será um excelente exemplo de como o futebol deve ser um promotor de inclusão, cumprindo assim o desígnio de não deixar que o futebol fique fora do alcance de ninguém”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights