708 novos dadores na região do Médio Tejo em 2023

20 de Fevereiro 2024

O Serviço de Imuno-Hemoterapia da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) colheu, durante os 12 meses de 2023, 6.083 dádivas de sangue nas suas três unidades hospitalares. Foram 708 os novos dadores da região.

O comunicado de imprensa da ULS Médio Tejo destaca o gesto altruísta de 4.347 dadores benévolos de sangue e que, destes, 708 são novos dadores de sangue nos concelhos do Médio Tejo – 656 associaram-se a esta nobre causa pela primeira vez na vida.

Assim, foi possível o seguinte fracionamento de componentes sanguíneos: 5.875 unidades de concentrados de eritrócitos (glóbulos vermelhos), 814 pools de plaquetas e 726 unidades de plasma fresco congelado.

Estas dádivas beneficiaram diretamente 1.856 doentes internados nos hospitais da ULS Médio Tejo, que permitiram transfundir 3.267 unidades de concentrados de glóbulos vermelhos. A Urgência Médico-Cirúrgica de Abrantes foi o setor hospitalar que mais componentes sanguíneos recebeu (935), seguindo-se a Unidade de Observação Cirúrgica da ULS Médio Tejo (com 511 componentes) e a Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (com 466 componentes).

Outras instituições do SNS, como o Hospital Distrital de Santarém, o Hospital de Santa Cruz, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa e o Hospital de Santa Maria também receberam componentes sanguíneos obtidos de dádivas nos três Serviços de Imuno-Hemoterapia da ULS Médio Tejo, que permitiram acorrer a situações programadas ou de risco de vida iminente, como acidentes, intervenções cirúrgicas, partos, anemias graves, doença oncológica, entre outras, informa o comunicado de imprensa.

A ULS Médio Tejo partilha ainda que o grupo sanguíneo mais colhido no Médio Tejo foi o A Rh Positivo, e que a faixa etária mais solidária na dádiva de sangue na região foi a dos 45 aos 65 anos, registando um total 1.846 dadores durante o ano passado.

Os mais jovens mantêm-se no fim do pelotão da dádiva de sangue. A ULS Médio Tejo recebeu 449 dadores entre os 18 e os 25 anos. É, ainda assim, um crescimento de trinta por cento face ao ano anterior, mas três vezes inferior aos dadores no estrato etário dos 25 aos 44 anos (1.547 dadores). Apesar da existência de dois polos universitários em Abrantes e Tomar, houve a registar apenas 83 e 126 dadores com idade entre os 18 e 24 anos.

Os dadores do sexo masculino mantiveram-se predominantes. Foram 2.449 homens a doar sangue, enquanto as mulheres totalizaram 1.399. A unidade hospitalar que mais dadores de sangue recebeu foi a de Torres Novas, com 1878 dadores, seguida da Unidade Hospitalar de Tomar, que captou 1098 dadores de sangue e, por último, a Unidade Hospitalar de Abrantes, que recebeu dádivas de sangue de 881 dadores.

A ULS Médio Tejo relembra que o gesto de doar sangue é rápido, simples e um dos atos de maior altruísmo humano. Doar sangue não demora mais do que vinte minutos e poderá salvar a vida de até três pessoas.

Quanto aos requisitos para doar sangue: é necessário ter idade compreendida entre os 18 e os 65 anos, ser saudável e ter um peso igual ou superior a 50 quilos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos. Os homens podem doar sangue de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro meses, informa a ULS, que, para promover a dádiva de sangue, abre os seus serviços aos sábados de forma rotativa.

Este sábado, 24 de fevereiro, o Serviço de Sangue da Unidade Hospitalar de Tomar da ULS Médio Tejo estará de portas abertas, das 9h às 14h, para receber todos os dadores que queiram contribuir para salvar vidas com um gesto tão simples, informa a ULS Médio Tejo.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights