Hospital Garcia de Orta: Funcionário detido por suspeita de roubo ficou em prisão preventiva

21 de Fevereiro 2024

O funcionário do Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, detido na segunda-feira por suspeita de roubo de ouro e cartões a doentes que davam entrada nas urgências, ficou em prisão preventiva, revelou esta quarta-feira a PSP.

O homem de 35 anos foi detido na segunda-feira no interior do hospital por suspeita de factos “suscetíveis de enquadrar em abstrato a materialidade de crimes de furto e crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento”.

Segundo a PSP, alguns dos crimes são agravados por ter havido ameaças e coação sobre as vítimas, algumas delas vulneráveis devido à idade.

“O suspeito na sua atividade diária e funções exercidas na urgência do hospital, aproveitando a especial vulnerabilidade das vítimas que davam entrada, muitas com problemas graves de saúde, é suspeito de praticar inúmeros furtos de objetos em ouro que os doentes possuíam bem como furtos de cartões de débito/crédito, tendo inclusivamente em duas situações coagido e ameaçado as vitimas a entregar-lhe os códigos”, explica a PSP em comunicado.

Ainda de acordo com a PSP, com os cartões furtados e respetivos códigos de acesso, o suspeito fazia as mais variadas compras, tendo inclusivamente comprado relógios, perfumes e objetos de ouro de valor elevado.

Na posse dos objetos de ouro furtados às vítimas, é acrescentado na nota, o suspeito deslocava-se às lojas de penhor, onde depositava os objetos e recebia o dinheiro, ascendendo o valor total a vários milhares de euros.

Para consubstanciar a prova, a PSP realizou quatro buscas, uma domiciliária à residência do suspeito e três não domiciliárias, tendo sido apreendido vários objetos e artigos relacionados com os crimes praticados.

No âmbito da investigação, foi ainda constituída arguida a mulher do detido, por suspeitas de coautoria em alguns dos crimes.

No comunicado, a PSP apela a eventuais vítimas que não tenham até ao momento apresentado queixa, que entrem em contacto com a Esquadra de Investigação Criminal de Almada presencialmente, ou através de telefone ou endereço eletrónico.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights