A FEPODABES lança a campanha É HORA DE AJUDAR

23 de Fevereiro 2024

O Presidente da FEPODABES, Alberto Mota, deixa o apelo: “todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis podem dar sangue. Esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas”.

Face à situação descrita da ultima Nota Informativa para o Movimento Associativo e Cidadão interessado publicada pelo IPST IP a FEPODABES, lança a campanha É HORA DE AJUDAR “apesar do aumento previsto do número de dadores, este ainda é insuficiente para garantir uma resposta sustentável às necessidades dos Serviços de Medicina Transfusional, “ diz Alberto Mota -Presidente da FEPODABES

É fundamental “aumentar a consciencialização para a necessidade do sangue e apelar a todos cidadão interessado e jovens dadores, a sua dadiva de sangue, nomeadamente nos grupos sanguíneos mais carenciados, B-; A+; A-; 0+ e 0-“acrescenta Alberto Mota

O Presidente da FEPODABES, Alberto Mota, deixa o apelo: “todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis podem dar sangue. Esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas”.

A FEPODABES recorda ainda que são necessárias cerca de mil unidades de sangue todos os dias. O processo de recolha de sangue é um procedimento rápido, demorando cerca de 30 minutos, e pode ajudar a salvar várias pessoas, já que uma única unidade de sangue pode servir para ajudar até três vidas.

A informação sobre os locais oficias de recolha de sangue está disponível em www.fepodabes.pt e no portal www.dador.pt. Doar sangue salva vidas!

PR/NR/HN

1 Comment

  1. Joaquim Carlos

    Se a mentira e o populismo pagasse imposto de valor acrescentado… mentia-se menos e trabalhava-se mais.
    O IPST é a entidade oficial autorizada para fazer apelos à dádiva de sangue. O que assistimos é um aproveitamento para publicidade gratuita, dizer a alguém que existe… nem sempre todos os candidatos à dadiva são todos atendidos, portanto, a necessidade não é assim tão dramática como a pintam.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS Braga celebra um ano com mais de 1 milhão de consultas e rastreios oncológicos exemplares

No primeiro ano de integração dos Cuidados de Saúde Primários na ULS Braga, mais de 1 milhão de consultas foram realizadas, 60 mil visitas domiciliárias efetuadas e 219 mil vacinas administradas. A ULS Braga superou as médias nacionais nos rastreios oncológicos, destacando-se como um modelo de excelência e proximidade na prestação de cuidados de saúde.

Papa com saúde estável e recupera “pouco a pouco”

O Papa Francisco apresenta um quadro clínico “estável” e recupera “pouco a pouco”, segundo fontes do Vaticano, quando passam 29 dias do internamento do líder religioso no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral.

Turma de 1975 da ESE-UMinho Recebe Medalha Comemorativa em Braga

Antigos alunos da turma de 1975 da Escola Superior de Enfermagem da UMinho serão distinguidos com a medalha dos 25 anos da Ordem dos Enfermeiros. A cerimónia ocorre este sábado, em Braga, com a presença do bastonário Luís Filipe Barreira.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights