Alenquer lança concurso de 1,5 milhões de euros para construir centro de saúde da Abrigada

26 de Fevereiro 2024

A Câmara Municipal de Alenquer decidiu esta segunda-feira lançar concurso, no valor de 1,5 milhões de euros (ME), para a construção do centro de saúde da Abrigada.

A proposta foi aprovada por maioria, com a abstenção do vereador do PSD, em reunião pública.

“Trata-se da construção de um edifício e seus arranjos exteriores, cuja entrada em funcionamento tem que ocorrer em simultâneo” com a entrada em funcionamento da Unidade de Saúde Familiar, refere a proposta, a que a agência Lusa teve acesso.

A empreitada tem um custo de 1,5 ME, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e prazo de execução de um ano a contar do seu início.

Questionado por não ser um concurso internacional, o presidente da câmara, Pedro Folgado, explicou que, se fosse concurso internacional, os prazos para apresentação de propostas seriam mais alargados e há necessidade de concluir a execução da obra até ao final de 2026 por força do PRR.

A execução da obra vai decorrer durante os anos de 2024 e 2025, motivo pelo qual a Assembleia Municipal já autorizou, na sessão de novembro, a repartição de encargos entre os anos de 2024 (1ME), 2025 (518 mil euros) e 2026 (544 mil euros).

Em 2021, o município do distrito de Lisboa estabeleceu acordos com a então Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para construir um edifício para a extensão de saúde da Abrigada e requalificar as existentes em Olhalvo e Merceana, que são propriedade municipal.

“As atuais instalações são alugadas e estão obsoletas e, por isso, não faz sentido requalificar instalações privadas”, afirmou na altura Pedro Folgado à agência Lusa, referindo-se à Abrigada.

O investimento nas três extensões de saúde era na altura estimado em dois milhões de euros.

O acordo entre município e ARSLVT prevê criação de uma USF na extensão de saúde do Carregado e outra abrangendo Abrigada, Olhalvo e Merceana.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights