Pelo menos 11 distritos moçambicanos livres do surto de cólera

26 de Fevereiro 2024

Pelo menos 11 distritos moçambicanos foram declarados livres da cólera, de um total de 43 afetados pela doença desde outubro, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Saúde (Misau) de Moçambique, assinalando uma tendência de estabilização de casos.

“Dos 43 distritos afetados desde o início do surto, 11 distritos foram declarados livres de cólera. Outros seis distritos não registam casos de cólera há mais de 15 dias, observando-se uma tendência de estabilização do número de casos e de distritos afetados”, disse o diretor nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

Segundo o responsável, Moçambique tem surtos de cólera ativos em 32 distritos do centro e norte do país, regiões mais afetadas, num acumulado de 27 óbitos e 12.301 casos registados desde 01 de outubro e até 24 de fevereiro.

“Nas últimas 24 horas o país registou um total de 66 casos”, maior parte dos quais em Nampula, com 28, e Zambézia, com 13 novos casos, disse Quinhas Fernandes.

Apesar da estabilização do número de casos, o Misau apelou para o reforço das medidas de prevenção da doença face à época chuvosa e ciclónica em curso no país.

A taxa de letalidade da doença em Moçambique mantém-se atualmente em 0,2% e há 62 doentes internados no país, segundo o mais recente boletim do Ministério da Saúde.

A província mais afetada pela atual vaga deste surto de cólera é Nampula (norte), com um acumulado de 3.847 casos e 12 óbitos, seguida de Tete (noroeste), com 2.402 casos e sete óbitos.

As autoridades sanitárias moçambicanas vacinaram recentemente contra a cólera, em cinco dias, mais de 2,2 milhões de pessoas nos distritos mais afetados pelo atual surto, correspondendo a uma cobertura praticamente total face ao programado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

André Ventura transferido para cateterismo no hospital de Setúbal

O presidente do Chega, André Ventura, realizou hoje exames e análises que afastam suspeitas de algum problema cardíaco, mas, “por precaução”, foi transferido para o hospital de Setúbal para efetuar um cateterismo, disse fonte hospitalar.

Marcelo espera que Ventura “melhore e tenha juízo”

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, desejou hoje que o presidente do Chega, André Ventura, “melhore e tenha juízo”, referindo que o contactou no dia em foi hospitalizado e lhe recomendou que tivesse precauções.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights