Cancro do pâncreas: Germano de Sousa promove workshop sobre avanços no diagnóstico e tratamento

2 de Março 2024

O Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa promoveu esta quinta-feira um workshop sobre avanços no diagnóstico e tratamento .

Em comunicado, o laboratório realça que o cancro pancreático é uma doença silenciosa, geralmente detetada em estádios avançados.

“Estes tumores são, geralmente, resistentes à quimioterapia e ainda não existem outras opções terapêuticas eficazes para estes pacientes. A deteção precoce é, por isso, fundamental para tornar o tratamento mais eficaz e aumentar a sobrevida e sobrevivência destes pacientes”, lê-se na nota.

O Laboratório de Análises Clínicas, quis dar a conhecer o teste Avantect para deteção do cancro pancreático, baseado no ADN tumoral circulante, “que tem o potencial de detetar o cancro pancreático numa fase inicial, com potencial para melhorar os resultados dos doentes tanto a curto como a longo prazo”.

O teste é apontado como uma inovação revolucionária para a deteção precoce do cancro pancreático. “Reúne ciência epigenómica, genómica de ponta e algoritmos de inteligência artificial avançada, para detetar a presença do cancro do pâncreas mais cedo do que os métodos existentes, com uma elevada sensibilidade e especificidade.”

O workshop “PANCREATIC CANCER – RECENT ADVANCES IN DIAGNOSIS AND TREATMENT” decorreu, sob a orientação de Maria José Rego de Sousa, no Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa – Pólo Tecnológico de Lisboa.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights