Serviço Jesuíta aos Refugiados e Ordem dos Psicólogos disponibilizam kit de saúde mental

5 de Março 2024

O Serviço Jesuíta aos Refugiados e a Ordem dos Psicólogos Portugueses associaram-se para disponibilizar um kit gratuito de saúde mental para migrantes, em 10 línguas, visando 1.700 pessoas em situação de asilo e mais de 888.000 migrantes em Portugal.

O manual, lançado pela Ordem dos Psicólogos, está disponível em árabe, farsi, pashto, urdu, inglês, francês, hindi, somali, ucraniano e português. Está já presente em algumas escolas.

“A emigração pode ter diversas consequências na saúde mental, variando de acordo com os desafios enfrentados durante o processo de mudança e adaptação a um novo país”, sublinharam as instituições, em comunicado conjunto.

Com a iniciativa pretendem apoiar refugiados, deslocados à força e imigrantes em situação de particular vulnerabilidade, fornecendo informação sobre saúde psicológica, na própria língua.

“Foi feito em conjunto com o Serviço Jesuíta aos Refugiados, mas o objetivo é que todas as instituições que apoiam migrantes possam descarregar este kit do nosso site ou do JRS Portugal e usá-lo junto de quem precisa”, explicou o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, citado no comunicado.

Para o diretor-geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados, André Costa Jorge, é fundamental o apoio psicológico neste contexto e o reconhecimento de que cada indivíduo merece cuidado e atenção personalizados, “especialmente durante momentos desafiantes como o processo de migração”.

Os principais sintomas identificados em migrantes que precisam de apoio psicológico e profissional são a tristeza pela perda de alguém ou algo importante, isolamento, falta de energia, irritação, ansiedade, preocupação, falta de apetite, dores de cabeça, insónia, falta de concentração.

O kit pode ser consultado e descarregado a partir dos sites das instituições e vem juntar-se à Linha Aconselhamento Psicológico SNS24 (808 24 24 24), também gratuita e a funcionar 24 horas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights