Estudantes da FMUL realizam em abril nova edição do “Annual International (Bio)Medical Students Meeting”

8 de Março 2024

Os estudantes de Medicina da Universidade de Lisboa organizam desde 2009 o Annual International (Bio)Medical Students Meeting, ou AIMS Meeting, que este ano decorrerá entre 16 e 19 de abril naquela cidade.

O programa científico do evento organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa conta com palestras ministradas por alguns dos mais eminentes cientistas e médicos das respetivas áreas e com workshops práticos e teórico-práticos, que visam complementar a formação dos estudantes. Há também lugar para as competições científica, clínica, de startups e de investigação, destaca o comunicado enviado aos jornalistas.

O painel inclui a presença de dois keynote speakers laureados com o Prémio Nobel: John E. Walker (Nobel da Química em 1997) e Mario Capecchi (Nobel da Medicina ou Fisiologia em 2007). A experiente em TED talks, Dina Zielinski, entre nove outros oradores, partilharão as suas experiências e descobertas. Em cada dia do programa, a discussão orbitará ao redor de um tema (bio)médico específico.

O módulo do dia 17 de abril, “Prelude to Life: Fetal Medicine”, focar-se-á no tema da medicina fetal e nas diferentes intervenções terapêuticas em doentes que ainda nem nasceram e estão no útero da mãe, com palestras pelos investigadores Avner Hershlag, Mark Kilby e Fàtima Crispi.

No dia 18 de abril, os temas das palestras estarão no campo da medicina anti-aging e nas tentativas médicas de prolongar a vida humana e aproximar-nos talvez da imortalidade. Ouvir-se-ão os testemunhos de David Gems, Molly M. Stevens e Marios Kyriazis.

No último dia, os investigadores Matthew W. Johnson, Sophie Scott e Morten L. Kringelbach irão explorar o impacto das emoções na saúde e a importância da saúde mental no paradigma atual da nossa sociedade, através do módulo “Inner Pathos: How Emotions Shape Us”.

Ainda segundo o comunicado da organização, além de um palco para a inovação e partilha de ciência, o AIMS Meeting também oferece aos seus participantes um programa sociocultural, com workshops lúdicos, uma welcoming drink no dia de abertura, bem como um jantar de gala que servirá de celebração do final do congresso.

A organização destaca ainda os esforços que têm sido feitos em direção à sustentabilidade ambiental do evento e à promoção desta no seio dos participantes, nomeadamente através da limitação da utilização de recursos descartáveis e produção de materiais impressos, compostagem de resíduos e utilização de copos reutilizáveis, assim como sensibilização dos participantes para este tipo de práticas.

A comissão de honra inclui personalidades como o ministro da Saúde Manuel Pizarro; o almirante Henrique Gouveia e Melo; o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, representado na cerimónia de encerramento pela vereadora Sofia Athayde; Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa; e João Eurico Fonseca, diretor da FMUL.

As inscrições para o congresso na modalidade Full Ticket, que inclui nomeadamente acesso a todas as palestras, dois workshops científicos, almoços, coffee-breaks, competições (Research, Start-Up, Clinical e Scientific) e um workshop sociocultural, encontram-se abertas neste link e terminarão dia 9 de março.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights