Mundo A Sorrir com projetos de saúde oral em São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau

11 de Março 2024

A Mundo A Sorrir arrancou oficialmente com dois projetos internacionais cofinanciados pelo Camões, I.P. e pelo Internacional College of Dentists (ICD), que visam potenciar o acesso a cuidados de saúde e literacia em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau. A apresentação foi feita no Centro Cultural Português, em Bissau.

O projeto “Saúde A Sorrir na Guiné-Bissau” é realizado em parceria com a HELPO-ONGD e tem como objetivo capacitar profissionais de saúde nas áreas de saúde pública, saúde oral, nutrição, saúde mental e saúde ambiental, chegando às populações das zonas de Bissau, Cacine e ilhas dos Bijagós.

O projeto “Reforço dos sistemas de saúde oral da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe” focar-se-á nas regiões de São Domingos e Catió, na Guiné-Bissau, e Me-zochi e Água Grande, em São Tomé e Príncipe, e visa fortalecer as infraestruturas públicas de saúde, fornecendo equipamentos, instrumentos e materiais de consumo para os hospitais locais. Além disso, o projeto prevê a capacitação de profissionais de saúde e a reabilitação de espaços para a realização de consultas de medicina dentária, visando atender às necessidades das populações mais vulneráveis dessas regiões.

“Temos um foco muito assertivo na prevenção, na capacitação de profissionais de saúde, na assistência médica e no reforço das infraestruturas locais. É, sem dúvida, uma grande complementaridade aos cuidados de saúde locais”, declarou Mariana Dolores, presidente da Mundo A Sorrir.

A Mundo A Sorrir é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), fundada em julho de 2005, que promove a saúde e a saúde oral como um direito universal junto das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica. Desenvolve a sua atividade em Portugal e em alguns Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), através de projetos que potenciam a inclusão social e a cooperação para o desenvolvimento.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights