Cabo Verde regista mais duas mortes e 43 novos infetados em 24 horas

5 de Outubro 2021

Cabo Verde registou mais duas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, uma na Praia e outra no Tarrafal de Santiago, e somou mais 43 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, informou hoje o Ministério da Saúde.

De um total de 454 resultados recebidos dos laboratórios de virologia, o ministério cabo-verdiano avançou que há 43 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, dando uma taxa de positividade de 9,5%.

Os novos casos foram diagnosticados na Praia (sete), Ribeira Grande (um), Santa Catarina (oito), dois cada em São Salvador do Mundo e Tarrafal e seis em São Miguel, todos na ilha de Santiago.

Os restantes foram anunciados em Ribeira Grande de Santo Antão (três), Porto Novo (cinco), São Vicente (quatro), Tarrafal de São Nicolau (dois) e Maio (três).

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde registaram duas mortes por covid-19, sendo uma na Praia e outra em Tarrafal, todos municípios da ilha de Santiago, elevando para 344 o acumulado de óbitos no país.

Ainda nas últimas 24 horas, 47 pessoas tiveram alta, elevando para 36.863 casos considerados recuperados da infeção.

Desde o início da pandemia, Cabo Verde já identificou um total de 37.701 casos positivos acumulados, dos quais há ainda a contabilizar 470 casos ativos.

Em conferência de imprensa semanal de ponto da situação da pandemia da covid-19 no país, o diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, informou que foram notificados 23 casos suspeitos nas últimas 24 horas e há 14 doentes internados nos hospitais do país.

No balanço dos últimos 14 dias, o porta-voz do Ministério da Saúde disse que Cabo Verde registou uma média de 39 casos por dia e uma taxa de positividade de 5,9%, menor do que no período anterior, em que foram registados uma média de 83 casos por dia e a taxa de positividade foi de 7,3%.

Mesmo com uma diminuição do número de amostras analisadas, Jorge Barreto constatou uma diminuição da taxa de positividade, mas que ainda continua acima de 4%, quando o ideal era ser inferior a essa percentagem.

Nos últimos 14 dias, a taxa de incidência acumulada no país foi de 96 casos por 100 mil habitantes, enquanto no mesmo período anterior foi de 207 casos por 100 mil habitantes, ainda segundo o diretor nacional de Saúde.

Quanto à taxa de vacinação contra a covid-19 com a primeira dose, a mesma fonte avançou que neste momento situa-se em 78,2% da população maior de 18 anos, enquanto 39,5% de pessoas já estão totalmente vacinadas.

A covid-19 provocou pelo menos 4.798.207 mortes em todo o mundo, entre mais de 234,85 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights