Para assinalar o seu 75.º aniversário, o IPR promove uma conferência para partilha de conhecimento e experiência, de boas práticas e discussão de temas sobre o passado, o presente e perspetivas de futuro na área da reumatologia.
Este evento, destinado a antigos e atuais elementos da instituição, a doentes e a profissionais da área da saúde, tem início marcado para as 9h30 e conta com a presença de oradores reconhecidos na área. O primeiro painel refletirá sobre o passado do Instituto, desde o seu nascimento e implementação até à evolução da instituição, e o segundo será dedicado a um olhar sobre o presente da instituição, pelos seus responsáveis, em particular o presidente da direção (Augusto Faustino), a diretora clínica (Helena santos) e responsáveis dos vários departamentos do IPR.
Da parte da tarde, o debate incidirá sobre o futuro da medicina e da saúde, com um painel sobre “Portugal 2048: Doenças Crónicas e Envelhecimento Populacional”, com a participação de Filipe Costa, professor assistente convidado e investigador da NOVA SBE, e Luís Cunha Miranda, reumatologista e presidente do Colégio de Especialidade de Reumatologia da Ordem dos Médicos. Seguir-se-á a conferência plenária “Poderá o sistema nacional de saúde acomodar o envelhecimento populacional?” com a participação de Carolina Santos, postdoctoral researcher in Health Economics, NOVA SBE, e a mesa-redonda “Inovação na gestão e envelhecimento saudável”, que contará como convidados com João Sardo Bola, da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Laura Silveira, vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e António Vilar, Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.
A encerrar o evento, o tema “O envelhecimento populacional e as Doenças Reumáticas” vai juntar António Vilar, reumatologista e presidente da SPR, e Helena Santos, reumatologista e diretora-clínica do IPR, que apresentarão os seguintes temas e intervenientes: “Doenças Reumáticas e Envelhecimento – qual a realidade atual?” (Ana Rodrigues, NOVA Medical School / Faculdade de Ciências Médicas); “Doentes Reumáticos e Envelhecimento – o desafio do futuro?” (Elsa Frazão, Presidente da Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas); “Envelhecimento nas Doenças Reumáticas – fatalidade ou desafio?” e “O papel do IPR na mudança de paradigma” (Luís Cunha Miranda, reumatologista e presidente do Colégio de Especialidade de Reumatologia da Ordem dos Médicos).
“Com esta iniciativa, pretendemos reforçar o posicionamento e a história do IPR no nosso país, destacando a sua importância na área da reumatologia, o apoio aos doentes reumáticos e o seu papel no futuro. Trazemos nomes reconhecidos que nos têm apoiado ao longo destes 75 anos, contribuindo para a credibilidade da instituição e para a melhoria dos estudos nesta área que afeta tantas pessoas em Portugal”, afirma Augusto Faustino, presidente do IPR.
Este evento será uma oportunidade de reflexão para todos os que têm participação nesta área, aproveitando a longa experiência do Instituto Português de Reumatologia. Reforçando a mensagem do papel vital do IPR no nascimento da Reumatologia em Portugal, da relevância da sua ação atual na abordagem global e integrada de todos os doentes reumáticos e as potencialidades que a instituição tem que lhe permitirão desempenhar um papel fundamental em temáticas tão relevantes como a do envelhecimento populacional e o seu impacto na sustentabilidade dos sistemas de saúde.
As inscrições podem ser efetuadas através do secretariado do IPR (secretariado@ipr.pt).
PR/HN
0 Comments