Associação alerta para maior presença de doenças orais em pessoas com diabetes

20 de Março 2024

A Associação Protectora dos Diabéticos em Portugal (APDP) afirmou esta quarta-feira que tem sido verificada uma maior presença de doenças orais em pessoas com diabetes não controlada.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, a APDP alertou para a necessidade de todas as pessoas com diabetes reforçarem os seus cuidados de saúde oral e controlarem a sua doença.

Em comunicado, a associação destaca que a relação entre a diabetes e a saúde oral tem sido objeto de vários estudos. “90% das pessoas com diabetes podem apresentar complicações orais devido à falta de regularidade no seu acompanhamento”, lê-se.

Um estudo publicado na Revista Portuguesa de Diabetes, alerta que há uma maior prevalência de patologias orais em indivíduos com a diabetes não controlada, “demonstrando a importância de um maior controlo da diabetes para uma boca mais saudável, e também, a importância da prevenção de doenças orais, como cáries e doenças das gengivas, para o controlo da diabetes”.

“É extremamente importante cuidar da saúde oral  em pessoas com diabetes porque ajuda a prevenir as doenças da boca e ajuda a manter um bom controlo da diabetes. Quando falamos de saúde oral, precisamos de apostar na prevenção e na educação sobre higiene oral, para além dos exames regulares, que são cruciais.”, afirma José Manuel Boavida

As patologias orais mais prevalentes na diabetes são a gengivite e a periodontite e são elas que mais se relacionam com o agravamento do controlo da doença.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights