Novo Nordisk vai adquirir a Cardior Pharmaceuticals por 925 milhões de euros

25 de Março 2024

A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, que possui atividade em Portugal, chegou a um acordo para adquirir a Cardior Pharmaceuticals por 1.100 milhões de dólares (cerca de 925 milhões de euros).

A operação ocorre numa altura em que a multinacional dinamarquesa, que fabrica medicamentos para a perda de peso, prossegue a sua expansão para tratamentos contra as doenças cardiovasculares, explica-a a empresa em comunicado, citado pela agência financeira Bloomberg.

O fabricante do medicamento Wegovy, que ajuda obesos a reduzirem o excesso de peso, esclarece também que irá efetuar um pagamento adiantado à Cardior, seguido de pagamentos adicionais, dependendo da concretização de certos objetivos previstos.

A Cardior está também a desenvolver terapias que visam o RNA (ácido ribonucleico), como forma de prevenir e inverter as doenças cardíacas.

O acordo hoje alcançado inclui o composto principal da Cardior, que se encontra atualmente na Fase 2 dos ensaios clínicos para o tratamento da insuficiência cardíaca.

A Novo Nordisk afirmou que a aquisição é um “passo importante” no objetivo de criar uma carteira medicamentos para o tratamento das doenças cardiovasculares, a causa mais comum de morte em todo o mundo.

Recentemente, o Wegovy, medicamento contra a obesidade, foi aprovado nos Estados Unidos também como fármaco que reduz o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, uma medida que poderá expandir ainda mais a sua utilização, segundo a Bloomberg.

A Cardior Pharmaceuticals é uma empresa pioneira na descoberta e desenvolvimento de terapêuticas à base de ARN concebidas para prevenir, reparar e inverter doenças cardíacas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights