Casos de tuberculose reduziram em Moçambique em 2023

26 de Março 2024

Moçambique registou mais de 116 mil casos de tuberculose em 2023, contra 119 mil em 2022, mas a doença continua a ser “um importante desafio de saúde pública”, indicou o Ministério da Saúde.

Do total de 116.817 casos notificados no ano passado, 11% foram diagnosticados em crianças e outros 1.685 eram de tuberculose resistente, segundo dados consultados pela Lusa.

“Até 95% dos pacientes foram tratados com sucesso no ano 2023”, refere o Ministério da Saúde moçambicano, acrescentando que os medicamentos para o tratamento da doença estão disponíveis em todas unidades hospitalares do país.

Em 2022, Moçambique registou 5,3 mil óbitos por tuberculose e 119 mil casos da doença, segundo um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano passado.

A OMS classificou, naquele ano, Moçambique e Angola como os países de língua oficial portuguesa que mais casos de tuberculose registaram.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Luís Meira diz que Força Aérea não tinha meios para ajudar INEM

O presidente demissionário do INEM revelou hoje que quando o instituto foi forçado a reduzir o serviço de helicópteros durante a noite, no início do ano, contactou a Força Aérea, que disse não ter meios para poder garantir a resposta necessária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights