Frederick Barrett marca presença no 4º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”

28 de Março 2024

Frederick Barrett, neurocientista, e diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA, marca presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL, que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto.

A sua intervenção, na manhã do dia 6 de abril, será focada na evidência circunstancial e empírica que sugere que as substâncias psicadélicas podem ser moduladores poderosos (possivelmente intensificadores) da criatividade.

Na sua intervenção, Barrett irá demonstrar que a improvisação musical é uma forma de manifestação artística duradoura com uma rica história de produção criativa, fornecendo um modelo para o estudo da neurociência da criatividade.

Explorará ainda evidências de alteração psicadélica da criatividade, bem como proporá uma abordagem para o uso combinado de música e substâncias psicadélicas como ferramentas para a investigação da base neural da criatividade.

Frederick Barrett usa música e intervenções farmacológicas, juntamente com medidas comportamentais, testes computadorizados e técnicas de imagem cerebral, para explorar a base neural do funcionamento emocional e dos estados alterados de consciência. O seu trabalho de investigação atual centra-se nos efeitos agudos e de longo prazo dos alucinógenos na cognição, emoção e função cerebral.

“Frederick Barrett tem investigado os efeitos das substâncias psicadélicas como indutoras de estados de intensa espiritualidade e de aumento da produtividade criativa. O seu trabalho está totalmente alinhado com o tema central do 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, que mais uma vez prima pela excelência dos oradores convidados, oriundos de diferentes partes do mundo, mas com um denominador que os une: o gosto pelo estudo desta notável característica da cognição humana”, sublinha Miguel Castelo-Branco, neurocientista, membro da comissão organizadora do Simpósio.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Antiviral oral previne morte pelo vírus Ébola em macacos infetados

Macacos infetados com o vírus Ébola foram tratados com um medicamento antiviral administrado por via oral, um avanço que pode abrir caminho para tratamentos mais práticos e acessíveis aos humanos, segundo um novo estudo norte-americano publicado na sexta-feira.

ULS Braga celebra um ano com mais de 1 milhão de consultas e rastreios oncológicos exemplares

No primeiro ano de integração dos Cuidados de Saúde Primários na ULS Braga, mais de 1 milhão de consultas foram realizadas, 60 mil visitas domiciliárias efetuadas e 219 mil vacinas administradas. A ULS Braga superou as médias nacionais nos rastreios oncológicos, destacando-se como um modelo de excelência e proximidade na prestação de cuidados de saúde.

Papa com saúde estável e recupera “pouco a pouco”

O Papa Francisco apresenta um quadro clínico “estável” e recupera “pouco a pouco”, segundo fontes do Vaticano, quando passam 29 dias do internamento do líder religioso no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral.

Turma de 1975 da ESE-UMinho Recebe Medalha Comemorativa em Braga

Antigos alunos da turma de 1975 da Escola Superior de Enfermagem da UMinho serão distinguidos com a medalha dos 25 anos da Ordem dos Enfermeiros. A cerimónia ocorre este sábado, em Braga, com a presença do bastonário Luís Filipe Barreira.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights