OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

28 de Março 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

A nova rede, chamada CoViNet, expande a rede de laboratórios de referência da OMS para o SARS-CoV-2 (coronavírus na origem da pandemia da covid-19) que foi estabelecida em janeiro de 2020.

Segundo um comunicado da OMS, a CoViNet inclui, atualmente, 36 laboratórios de 21 países das seis regiões da organização – Europa, Américas, África, Sudeste da Ásia, Mediterrâneo Oriental e Pacífico Ocidental.

Representantes dos laboratórios estiveram quarta e na terça-feira reunidos em Genebra, na Suíça, para finalizar um plano de ação para 2024-2025 que permita aos Estados-membros da OMS estarem mais bem preparados para a deteção precoce, avaliação de riscos e resposta aos desafios de saúde relacionados com os coronavírus.

Os dados gerados pela CoViNet irão orientar o trabalho dos grupos técnicos da OMS sobre evolução de vírus e composição de vacinas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tratamento intensivo não reduz eventos cardiovasculares em mulheres

Um estudo apresentado no ACC.25 revelou que uma terapia intensiva com três medicamentos não reduziu significativamente os eventos cardiovasculares graves em mulheres com sintomas de isquemia sem obstruções nas artérias coronárias. A pesquisa pode orientar futuras estratégias para tratar esta condição prevalente.

A saúde eleitoral

Mário André Macedo
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights