Quando se fala das alterações que as mulheres enfrentam no pós-parto, pensamos em todos os aspetos associados ao físico, como o aumento de peso, cansaço, inchaço ou até a perda de cabelo. No entanto, na maior parte dos casos, as novas mães também se sentem perdidas, sobrecarregadas e cansadas a nível emocional.
O primeiro guia da INTIMINA sobre a incontinência e o pós-parto foi elaborado por uma fisioterapeuta especialista em pavimento pélvico e por uma sexóloga e especialista em ciclo menstrual, para ajudar todas as mulheres que se encontram nesta etapa, incluindo informações sobre a realidade do pós-parto (física e emocional), a incontinência, como fortalecer os músculos do pavimento pélvico e um mini guia para exercícios com o Kegel.
Continua a existir muita desinformação sobre as transformações em torno do pós-parto. Por exemplo, muitas mulheres pensam que ter perdidas de urina depois do parto é normal ou até irreversível. “Um dos grandes objetivos da INTIMINA é quebrar os tabus relacionados com a saúde íntima feminina, sobretudo nos períodos em que é mais necessário, mas sobre os quais existe muita desinformação. O pós-parto é um deles e temos de estar mais presentes do que nunca no acompanhamento às novas mães”, afirma Selina Giacuzzo, Business Development Manager da INTIMINA.
Algo essencial é o regresso a pouco e pouco à rotina desportiva das novas mamãs. Para isso é fundamental que saibam como e quando exercitar o seu pavimento pélvico para mantê-lo saudável. Para exercitar os músculos da zona pélvica, a INTIMINA aconselha a introdução na sua rotina dos conhecidos exercícios de Kegel, que consistem em contrair os músculos do pavimento pélvico para cima e para dentro durante alguns segundos, de modo a fortalecer e a tonificar a musculatura.
A INTIMINA aconselha sempre a consulta prévia com um especialista do pavimento pélvico.
PR/HN
0 Comments